Política Titulo Indicação
Indicação de Zacarias como vice de Paulinho incomoda PV

Em outubro, sigla tinha sinalização de dividir
chapa com tucano na eleição em Santo André

Por Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
01/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


O PV de Santo André não esconde o descontentamento com o anúncio do vereador Luiz Zacarias (PTB) para o posto de vice na pré-candidatura a prefeito do ex-secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos Paulinho Serra (PSDB). Falando em rediscutir a parceria, a legenda agendou para amanhã reunião para debater o assunto, já que considerava grande a possibilidade de indicar o número dois na chapa tucana.

Em outubro, quando foi explicitada a aliança entre PV e Paulinho, o pré-candidato sinalizou que o vereador Donizeti Pereira (PV) poderia dividir o projeto com ele no pleito de outubro. Na sexta-feira, a vaga foi para as mãos de Zacarias, como parte do acordo político firmado por Paulinho para ter o PTB no rol de aliados – foi uma exigência do presidente paulista do PTB, deputado estadual Campos Machado.

No sábado, houve atividade partidária do PV na Capital para filiação do senador paranaense Alvaro Dias (ex-PSDB) e o tema foi tratado extraoficialmente por lideranças do partido no Grande ABC. Houve reclamação da postura de Paulinho, mas todos ainda esperam debater o assunto oficialmente, em reunião da executiva do PV andreense.

Por enquanto, a maioria da cúpula da legenda não fala em rompimento com Paulinho. Porém, querem ouvir do pré-candidato tucano qual será a missão da sigla durante a campanha, principalmente em relação à chapa de candidatos a vereador. O PV sofreu baixas importantes – alguns quadros com boa votação migraram para a campanha do ex-prefeito Aidan Ravin (PSB) – e manter representatividade na Câmara é uma das principais metas dos verdes.

Coordenador regional do PV, o ex-vereador de Mauá Paulo Bio disse “que não há como negar que o PV foi pego de surpresa”. “A coordenação regional deixa os municípios com autonomia para decidir o futuro. Evidentemente que quando houve o anúncio de que o PV seria o vice ficamos contentes, com expectativa. Agora, com essa decisão, precisamos rever. Se perguntarem para mim, acho que, diante da postura adotada (pelo Paulinho), podemos rever nossa posição (de apoio ao tucano), por que não?”

Caso haja distrato eleitoral, a cúpula do PSB surge como possibilidade para abraçar o PV. Na esfera nacional, há bloco partidário de PSB, PV, Solidariedade e PPS, com orientação para reprodução do elo político nas eleições municipais.

O presidente do PV andreense, Eric Lamarca, e Donizeti não retornaram aos contatos da equipe do Diário. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;