Economia Titulo
Opep desmente saída da Nigéria
Por Das Agências
22/07/2002 | 10:16
Compartilhar notícia


A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) desmentiu, em sua sede em Viena, formalmente nesta segunda-feira informações da imprensa de que a Nigéria estaria prestes a deixar o cartel.

"A Nigéria não pode se permitir abandonar a Opep", afirmou de forma anônima uma fonte próxima à organização. "Não recebemos nada oficial da Nigéria" a este respeito, acrescentou.

Em sua edição de domingo, o jornal britânico de The Independent tinha afirmado que a Nigéria estaria a ponto de deixar a Opep, o que, segundo o veículo, provocaria uma crise no mercado de petróleo.

O jornal citava fontes próximas ao cartel, segundo as quais a Nigéria, quinto maior produtor de petróleo da organização, pode ameaçar sair na próxima reunião da Opep, prevista para 18 de setembro em Osaka (Japão).

A Nigéria pode decidir abandonar a Opep para aumentar sua produção de petróleo, causando uma crise como não se vê há décadas. Entrevistado pelo jornal, Richard Savage, analista do setor de petróleo do Bank of America, classificou o cenário como o de "maior ameaça para a unidade da Opep pelo menos nos últimos cinco anos, quem sabe até desde a crise do petróleo de 1986".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;