Política Titulo Diadema
Lauro estreita elo com PSB e pode tirar aliados de Vaguinho

Prefeito costura aliança com socialistas pela cúpula estadual e firma proximidade com PTN e PTdoB

Fabio Martins
13/01/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), deve garantir a aliança do PSB para o processo eleitoral de outubro, quando tentará emplacar sua reeleição. O verde adiantou negociações com a cúpula estadual socialista para adesão, superando assim as pretensões do pré-candidato ao Paço Vaguinho do Conselho (PRB), que esperava contar com o apoio de sua antiga sigla.

Paralelamente às tratativas com o PSB, Lauro também articula a captação de outros dois partidos hoje na coalizão de Vaguinho – PTN e o PTdoB. O acordo pode ser selado nos próximos dias.

Com os socialistas, a negociação irá formalizar a filiação do secretário de Educação de Lauro e primo, Marcos Michels (PV). Existe a expectativa do ingresso do titular do Esporte e Lazer, Antônio Marcos Ferreira, o Marquinhos da Liga (sem partido). O acordo deve ser finalizado em março.

Em contrapartida, o verde decidiu abrir diálogo por espaço em sua administração. Além disso, teria articulado coligação da legenda com seu outro aliado, o PP, que é representado em sua administração por Joeder de Souza, presidente da Fundação Florestan Fernandes. O objetivo é conquistar ao menos quatro cadeiras no Legislativo com essa parceria.

O entrave com o PSB é o vereador Célio Boi, que insiste em conduzir o diretório no apoio a Vaguinho. Com aliança formalizada com Lauro, Célio Boi pode deixar a legenda.

Em relação ao PTN e ao PTdoB, Lauro firmou adesão também abrindo a possibilidade de espaço em governabilidade em futura gestão. Os partidos, até agora, caminham com Vaguinho, mas mostraram interesse na proposta feita pelo chefe do Executivo.

O objetivo do verde é ao menos igualar o número de partidos em seu arco de aliados na comparação com o pleito de 2012, quando foi para a disputa com sete aliados.

Até o momento, tem o apoio formalizado de PPS, PP, PSC, PSDB, PRP e PCdoB. Os tucanos ocuparão a vaga de vice. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;