Política Titulo Corrida ao Legislativo
Petistas afinam discurso contra racha

Hamilton e Ricardo Rios tendem a 'roubar' votos um do outro em S.Caetano

Mark Ribeiro
do Diário do Grande ABC
09/01/2012 | 07:22
Compartilhar notícia


Mesmo comemorando a apresentação de forte chapa de pré-candidatos a vereador, o PT de São Caetano abrigará uma disputa interna à parte para a eleição de 7 de outubro. Aliados de primeira hora, Hamilton Lacerda e Ricardo Rios tendem a ‘roubar' votos um do outro, o que aumentaria as chances de ambos ficarem de fora da próxima legislatura.

Para minimizar os efeitos das candidaturas simultâneas e não dividir a ala que defendem na legenda, a Construindo um Novo Brasil, ambos afinam o discurso e atribuem a situação à "maturidade" conquistada pelo partido nos últimos anos. "É natural. Não tira votos (um do outro). Cada um constrói seu espaço. Hoje o PT consegue comportar diversas candidaturas", avalia Hamilton.

Ele e Ricardo Rios ostentam trajetória de militância unida na sigla, o que ficou evidenciado em alguns dos principais momentos da história do PT de São Caetano. Em 2004, com Rios na vice-presidência do diretório municipal, Hamilton encabeçou a mais bem-sucedida candidatura do partido a prefeito, quando terminou a eleição em segundo lugar com 30.490 votos (32,18%), contra 43.988 (46,43%) de José Auricchio Júnior (PTB).

Dois anos mais tarde, em seu suposto envolvimento na compra de dossiê contra tucanos durante a campanha ao governo do Estado (não provado na Justiça), o ex-vereador se viu pressionado a deixar o PT. Na carta de desfiliação, menção especial à "solidariedade" do companheiro, à época o presidente do diretório local - Hamilton retornou à agremiação em 2010, atendendo ao chamado do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT).

Pela então incompatibilidade de suportar as duas candidaturas ao mesmo cargo, Ricardo Rios só se lançou a vereador em 2004 e 2008, anos em que Hamilton Lacerda disputou o Paço e se manteve fora do cenário, respectivamente. Na primeira tentativa, obteve 921 votos e, na segunda, 972, ficando sem cadeira nas duas ocasiões.

"Estivemos juntos, mas não vejo isso com grande preocupação. Ele sempre teve o eleitorado dele e eu o meu", considera Rios. "Pego a fatia ribeirinha da cidade (bairros Mauá e São José) e ele mais o bairro Olímpico e arredores. Não tem falar que vou disputar voto com o Hamilton, a Vera (Severiano) ou o João (Moraes - ex-vereadores). Somos experientes o suficiente para discernir isso", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;