Cultura & Lazer Titulo Cinema
Reunindo dramas

'Cavalo de Guerra' aproveita o tom emocionante da batalha
para trazer à tona esperança nos olhos de um cavalo valente

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
06/01/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


Após 50 anos de carreira, Steven Spielberg ainda sabe como emocionar o público. Sua nova cartada é 'Cavalo de Guerra'. Com sutileza que poucos diretores conseguem ter, o cineasta aproveita o tom emocionante da guerra para trazer à tona a esperança nos olhos de um cavalo valente e carismático.

A história acompanha a amizade do camponês Albert (o estreante Jeremy Irvine) e Joey, seu novo companheiro na fazenda arrendada da família, que passa por complicado momento financeiro. As dívidas dos Narracott obrigam o patriarca a vender o cavalo para o exército britânico em meio à preparação dos soldados para o início dos combates da Primeira Guerra Mundial.

Após sua ida para o campo de batalha, o que se observa na tela é uma espécie de 'Forrest Gump - O Contador de Histórias' em menor escala, com o protagonista se envolvendo em pequenas histórias em meio a seu objetivo de tentar voltar para o pequeno vilarejo de Devon. O animal faz amizade com outro cavalo, passa pelas mãos do exército alemão, tenta ajudar dois irmãos a fugir da guerra, se torna o único motivo de alegria para uma pequena jovem e seu avô e, no clímax dramático do filme, assume papel fundamental para que os dois lados do conflito percebam o quão pequenas são suas diferenças.

A trama é baseada em romance homônimo do escritor britânico Michael Morpurgo que chamou a atenção de Spielberg por meio de sua adaptação para os palcos em elogiado espetáculo teatral em Londres, na Inglaterra.

Após pequenas modificações no roteiro, sua versão nas telas deixa o lado um tanto quanto infantojuvenil do livro para ganhar abordagem mais madura nas mãos do veterano diretor. Ele sabe trabalhar para que todo tipo de público possa se envolver com a mensagem esperançosa transmitida por Joey e Albert, uma vez que o camponês - e, quem sabe, também o alasão - sonha em reencontrar com amigo mesmo após tantas aventuras vividas por ambos durante a primeira grande guerra.

Como não podia ser diferente em se tratando de um filme de época, 'Cavalo de Guerra' chama a atenção pelo figurino e por toda a reconstrução da Europa dos anos entre 1914 e 1918. Spielberg utiliza esses momentos para começar a temporada de estreias brasileira com cenários incríveis, principalmente nos primeiros momentos do longa em torno da região onde se encontra a pequena vila britânica.

Com pacote completo, o filme concorre merecidamente ao Globo de Ouro de melhor filme e desponta como candidato ao Oscar deste ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;