Política Titulo São Caetano
Pinheiro comprará 102 viaturas

Em fase de licitação, equipamentos vão servir
para fortalecer a atuação da GCM no município

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
27/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de São Caetano está próxima de concluir licitações para compra de 102 viaturas para atender ao efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal). A medida faz parte do planejamento de governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB), que elegeu a área de Segurança como prioridade e principal bandeira de seu mandato com a redução de índices criminais no município.

A compra pelo Palácio da Cerâmica envolve 62 motos, 32 carros, quatro utilitários para patrulhamento, duas bases móveis e duas picapes para o canil da guarda. O valor do investimento só será definido com o término dos certames. Por conta de questionamentos do TCE (Tribunal de Contas do Estado), ainda não há prazo para divulgação do vencedor das concorrências públicas nem quando a frota ficará à disposição da corporação.

De acordo com o secretário de Governo, Nilson Bonome (PMDB), o TCE está próximo de dar aval para o prosseguimento do processo de compra, que deve ser finalizado em curto prazo. “Também estamos fazendo compra de fardamentos, coletes à prova de balas, armas e munições. Tudo isso serve para melhorar as condições de trabalho dos GCMs e aumentar a qualidade de atuação com resultados positivos. Nos próximos dias vamos conceder treinamento de qualificação aos guardas. Essa é a política de valorização da corporação imposta pelo prefeito Paulo Pinheiro, que vai baixar mais ainda os índices de criminalidade”, explicou Bonome.

Além do investimento nos equipamentos, Pinheiro estabeleceu outras políticas de Segurança pública. São elas a atividade delegada e diferenciada e instalação de bases móveis e fixas da GCM em pontos estratégicos. A primeira medida contrata policiais de folga para ampliar o efetivo na cidade e a segunda usa o mesmo modelo para aumentar o número de guardas-civis.

“Quando fui candidato a prefeito, em 2012, a principal reclamação da população era a Segurança. Hoje, se perguntarmos sobre isso ao povo, vamos ver que os pontos são outros. Todo esse meu esforço nessa área serviu para baixar os índices de criminalidade e dar sensação de segurança ao munícipe”, avaliou Paulo Pinheiro.


É o melhor kit escolar da região e do Brasil, diz prefeito

O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), deu início ontem à entrega de kits escolares aos alunos da rede municipal de Educação. O peemedebista destacou que a qualidade dos materiais, compostos por marcas renomadas no mercado, “é a melhor da região e do Brasil”.

Ao todo, 21,1 mil alunos serão contemplados com sete modelos de kits, que atendem às especificidades de cada etapa educacional – do berçário ao Ensino Médio. O material foi entregue pela empresa Somar, com investimento total de R$ 2,6 milhões. Entre os itens que serão entregues estão lápis de cor, agenda, tinta guache, estojo personalizado com o nome de São Caetano, réguas, canetas coloridas e esferográficas. A entrega já está sendo efetuada.

“Esse é o melhor kit que já entregamos na história de São Caetano. Com certeza, os materiais irão durar o ano todo e vão dar satisfação aos alunos, aos pais e aos professores. O retorno que teremos será a melhoria no aprendizado, melhor condição para atuação dos docentes e elogios da população, a quem vamos consultar”, declarou Pinheiro.

O prefeito comparou os kits atuais aos que eram entregues em administrações passadas, acompanhados por ele em seus quatro mandatos como vereador. “Observava que a qualidade não era das melhores e, ao longo do ano letivo, esses materiais quebravam ou perdiam condição de uso. Educação é sempre prioridade, por isso adotei essa política.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;