Setecidades Titulo Segurança
Novo seccional aposta em operações

Há 2 meses em Diadema, Oswaldo Arcas Filho mira tráfico e roubos e furtos de veículos

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
22/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O delegado Oswaldo Arcas Filho, 51 anos, está à frente da Delegacia Seccional de Diadema há dois meses, no comandando efetivo de 230 agentes. Atuando pela primeira vez no Grande ABC, começou a carreira na Polícia Civil em 1988.

Arcas Filho passou pelo Decap (Departamento de Polícia Judiciária da Capital) como plantonista, atuou na Corregedoria, SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), entre outros. O último cargo foi como delegado assistente do DPPC (Departamento de Polícia e Proteção à Cidadania), onde trabalhou junto do atual delegado-geral da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin.

Arcas Filho já conseguiu identificar os principais problemas da cidade. “O tráfico é algo que incomoda bastante, além dos roubos e furtos de veículos. Estamos fazendo operações focando nesses crimes para melhorar os índices de esclarecimento e baixar o tráfico.”

Para isso estão sendo realizadas operações mensais na cidade, coordenadas pelo Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), que visam combater as práticas criminosas. “Não tem data fixa, varia a cada mês. Fora isso, também temos as operações da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar, que ajudam na redução.”

Outra preocupação do delegado são as áreas de divisa do município com São Bernardo e São Paulo. Ele destacou que o principal foco de tráfico de entorpecentes está concentrado no Eldorado, justamente por isso. “O bairro faz divisa com a Zona Sul de São Paulo, além de ser uma área mais afastada. Também fazemos divisa com São Bernardo, mas, para discutir isso, tivemos uma reunião na quarta-feira entre os três seccionais do Grande ABC (Diadema, São Bernardo, também responsável por São Caetano, e Santo André, que responde por Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) junto ao comando de policiamento da PM para acertar esses assuntos”, explicou.

O delegado destacou a integração com a PM e a GCM como positiva. Ele prevê que operações conjuntas podem ser realizadas nos próximos meses, inclusive para coibir os desmanches no município. “Já está planejada essa ação em conjunto com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito – que ocorreu na sexta-feira) e com a PM, mas ainda não há data para as outras.”

Ações visando o combate ao roubo e furto de motocicletas também estão sendo preparadas. “A moto tem poucas peças identificáveis. Acredito que devem ter desmanches aqui, mas, geralmente, as peças vêm de outro lugar.”

O Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) teve o horário alterado para combater roubos a pedestres. “As equipes estão entrando às 4h para coibir ação contra as pessoas que estão indo trabalhar. Fizemos isso há 20 dias e já temos efeitos.”

Arcas Filho ressaltou que o número de homicídios, que já foi preocupação para a cidade há alguns anos, hoje está sob controle. Segundo ele, há dez anos havia 1.200 mortes anuais, sendo que hoje há registros de duas a três por mês.

O delegado também enfatizou o trabalho da Delegacia da Mulher e do Idoso como forma de repressão aos crimes e atuação social. Ele se comprometeu com dedicação total da equipe. “A população pode esperar esse empenho junto aos outros órgãos de Segurança para a obtenção de resultados.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;