Política Titulo Bandeiras
Fora do PSDB, Lauro recheia sua gestão com obras de grife tucana

Hoje no PV, chefe do Executivo de Diadema tem como maiores bandeiras programas oriundos do governo do Estado, chefiado por Geraldo Alckmin

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
26/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Mesmo desfiliado do PSDB há três anos, o prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), chega à metade de seu mandato expondo administração recheada de obras com a marca tucana, oriundas de programas do governo do Estado, chefiado por Geraldo Alckmin (PSDB). As principais bandeiras hoje no município são o Poupatempo, inaugurado no início deste mês, e as unidades da Fábrica de Cultura e da Rede Lucy Montoro, que estão previstas para entrar em funcionamento em 2015.

O chefe do Executivo destacou, inclusive, no dia 8, durante o aniversário da cidade, que o equipamento do Poupatempo de serviços era o maior presente a ser dado aos moradores do município. “A cidade ganhou demais, porque a pluralidade de serviços que a população conquistou com tudo isso é para sempre e ajudará todos, desde a mais baixa renda até a mais alta. E se engana quem fala que este é um trabalho do governo do Estado. A Prefeitura tem importante participação. As ações são integradas”, considerou.

A unidade diademense da Fábrica de Cultura será um prédio horizontal, com cerca de 7.000 metros quadrados de área, na região central da cidade. O complexo terá salas multiuso, biblioteca com computadores e acesso à internet, um teatro e salas de aula para a realização de ateliês de iniciação artística, contando com investimento de R$ 14 milhões, com construção e custeio totalmente provisionados pelo governo estadual. Já a Rede Lucy Montoro, especializada em atendimento a pessoas com deficiências físicas, funcionará dentro do Quarteirão da Saúde e será a primeira unidade do programa a realizar atendimentos fora da Capital.

NINHO TUCANO

Lauro é de origem tucana. Na sigla, se elegeu por duas vezes vereador, nos pleitos municipais de 2004 e 2008, e sempre trabalhou em sintonia com o governo estadual, que é administrado pelo PSDB há 20 anos (Mário Covas entre 1995 a 2001, Geraldo Alckmin, 2001 a 2006 e desde 2011 e José Serra, 2007 a 2010). Em seu período de vereança, conquistou por várias vezes a unidade móvel do Poupatempo.

Por outro lado, o chefe do Executivo de Diadema deixou a legenda em 2011, colecionando problemas de relacionamento com o ex-prefeito e atual secretário de Saúde, José Augusto da Silva Ramos, à época, presidente do diretório local da sigla, tendo como estopim de incompatibilidade a eleição municipal de 2012. Ao constatar que não conseguiria ser o candidato a prefeito, Lauro migrou para o PV e fez campanha enfatizando discursos que não era mais tucano e se desprendendo de qualquer questionamento nas ruas sobre possível vínculo.

Entretanto, ambos resgataram proximidade política ainda em 2012, durante o segundo turno do páreo, quando o ex-prefeito anunciou apoio ao verde na disputa contra Mário Reali (PT). Em retribuição, José Augusto foi nomeado chefe da Pasta de Saúde.

O elo de Lauro com o tucanato foi recentemente fortalecido com a filiação do secretário de Finanças, Francisco José Rocha – que é sogro do prefeito – no diretório municipal, e com a vitória de José Dourado (PSDB) para o comando da Câmara, após ser o escolhido do chefe do Executivo.

A sigla é uma das possíveis a compor a chapa do verde na tentativa de reeleição em 2016, uma vez que a atual vice-prefeita, Silvana Guarnieri (PTB), já foi descartada. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;