Memória Titulo Memória
Do tempo do Foto Studio Amaro

Começa a Semana Antenor Coradi...

Por Ademir Medici
26/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa a Semana Antenor Coradi. Os são-bernardenses o identificam pelo nome da sua casa comercial e artística, o Foto Studio Amaro, depois chamado Foto Studio Samaro, ao lado do Cine São Bernardo, num dos quarteirões mais centrais da Rua Marechal Deodoro.

Nesta caminhada para mais de 27 anos de Memória, cruzamos com muito da obra de Antenor Coradi, as fotografias familiares para registros de casamentos, primeiras comunhões, imagens de lembranças fotográficas, com personagens bem vestidos e bem penteados, felizes ao perpetuar o momento – e encaminhar informações para o futuro que é hoje.

O que não sabíamos é que a obra de Antenor Coradi ganharia esta Semana, toda ela pensada antes mesmo das nossas férias aqui no Diário e que foi ganhando forma à medida que nos correspondíamos com os filhos do Sr. Antenor e de dona Sofia, Carlos Daniel Coradi e, em especial, Isa Yara Coradi Carraro.

Não tivemos pressa – nem a Memória nem eles. A cada troca de mensagens, uma informação nova, uma imagem nova. De tal ordem que hoje temos um acervo que nos abastecerá com folga ao longo da Semana Antenor Coradi, mas que seguirá 2015 afora nas datas próprias, com destaque para agosto, mês do aniversário de São Bernardo.

Já escrevemos, e repetimos: Beltran Asêncio, o fotógrafo da cidade, teve em Antenor Coradi o seu mestre. Isa conversou longamente, durante os preparativos da Semana, com o casal Ana e Beltran. Puseram a conversa em dia, mesmo por telefone, já que os filhos de Sofia e Antenor residem em Itanhaém.

Uma das providências era criar uma marca para a Semana, tarefa repassada ao infografista Agostinho Fratini, do Departamento de Artes do Diário. Em poucas horas, Agostinho criou duas marcas. Amanhã mostramos o logo. Hoje, a composição que ilustra Memória, Antenor Coradi e os cenários do seu Foto Studio Amaro, assim descrito por Isa:

“Havia os arcos com colunas e capitéis de gesso esfumados, jogos de luzes, cortinas em diversos tons, espelhos e uma escada móvel. O cenário de fundo era variável, com as cortinas, a escada e espelhos. Mamãe Sofia, sempre muito prestativa, confeccionava cestas de flores de papel crepom. Na vitrine da frente do Studio ficavam expostas as fotos coloridas a óleo, e mercadorias para presentes, como álbuns de fotos, máquinas fotográficas, binóculos.”

Este trecho faz parte do artigo de fundo que Isa Coradi escreveu. Numa das correspondências, vendo uma foto da nossa prima Adelaide tirada no Studio Amaro, ela destacou: “Estou encantada com a foto de sua prima Adelaide. Fez com que eu voltasse no tempo. Lembro dos mínimos detalhes, até da cor do tecido do genuflexório.”

Em outra correspondência, Isa escreve: “Demorou mas encontrei uma foto onde aparecem as colunas. Agora você pode enviar para a equipe de arte, se achar que deve.”

Encaminhamos. E o resultado aqui está. Assim começamos a Semana Antenor Coradi. Batateiros de São Bernardo, revistem seus guardados. E vejam lá o logo famoso Amaro e/ou Samaro de suas fotos familiares. Este estúdio fez história.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 25 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5707

Especial – Descubra o Grande ABC (final). José Marqueiz e Sonia Nabarrete escrevem: “e aparece o mundo encantado das redes de hotéis e motéis.”

Enquete – A proposta é de Mauricio Silva, do Tratamento de Imagens do Diário, sobre a foto que publicamos ontem do colega Paulo Roberto de Souza vestido de Papai Noel. A pergunta de Mauricio: “Quem é essa criança que está com o Papai Noel? Onde ela está hoje?” Ficam as questões e a esperança de uma boa resposta.

Em 26 de dezembro de...

1939 – Memorialista Almir de Souza nasce em Santo André. Fez carreira em indústrias importantes da região e São Paulo e destacou-se no futebol, como quarto-zagueiro de estilo técnico. Seu avô materno, José Antonio Serafim (1855-1905), foi cocheiro na região.

1944 – Luiz Faya pede licença para instalação do Circo Teatro Irmãos Galleguito, na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo.

1974 – Prefeitura de São Bernardo inaugura a Praça Daniel Berg, no Jardim do Mar. Berg foi quem implantou a Igreja Assembleia de Deus no Brasil.

Anunciado Cumbica, em Guarulhos, para a construção do aeroporto metropolitano; área pensada em Cotia é descartada.

Santos do dia

- Estevão foi o primeiro mártir da história do cristianismo. Judeu. Morava em Jerusalém. Foi um dos sete diáconos encarregados pelos apóstolos de assistirem aos necessitados. O seu martírio assinala a ruptura entre cristianismo e judaísmo.

- Arquelau

- Vivência Lopes  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;