Internacional Titulo Ataques
Quinze insurgentes são mortos no Paquistão
Da AFP
01/01/2011 | 18:13
Compartilhar notícia


Pelo menos 15 rebeldes islamitas morreram neste sábado em três ataques de aviões teleguiados americanos no noroeste do Paquistão, segundo funcionários da segurança local.

O primeiro, de madrugada, aconteceu em Mandi Jel, 25 km ao norte de Miranshah, capital do Waziristão Norte, e deixou sete mortos.

A cidade de Mandi Jel e seus arredores são considerados feudo da rede islamita Haqqani, ligada à Al-Qaeda.

O grupo havia se reunido para retirar os feridos e os corpos quando foi surpreendido por um segundo ataque de um avião não tripulado americano.

"Quatro militantes morreram então", informou um oficial da segurança de Miranshah, capital do Waziristão Norte.

Um terceiro ataque, realizado mais tarde contra um veículo que circulava em Datta Jel, a 20 km a oeste de Miranshah, matou outros quatro rebeldes.

"Foram lançados dois mísseis contra o automóvel. Segundo nossas informações, quatro insurgentes morreram", declarou.

Lançada em 2004, a campanha de disparos de aviões teleguiados americanos no noroeste do Paquistão foi intensificada no verão boreal de 2008. Nos últimos meses tornaram-se mais frequentes, quase diários em alguns períodos.

Em 2010, uma centena de disparos deste tipo deixou mais de 650 mortos; no ano anterior, 45 mísseis lançados por estes aparelhos mataram 420 pessoas, segundo cálculos da AFP.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;