Economia Titulo Preços
Educação empurra IPCA para 0,78%
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
06/03/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A inflação que atingiu as famílias com renda entre um e 40 salários-mínimos em fevereiro foi a maior desde maio de 2008. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) do mês passado variou positivamente 0,78%.

O resultado, de responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), reflete aumento nos preços de produtos e serviços ao grupo de famílias de nove regiões metropolitanas mais Goiânia e Distrito Federal. O recorte compara os preços praticados em fevereiro com os de janeiro.

O grupo de educação teve a maior contribuição para elevar o indicador oficial da inflação, com avanço de 4,53% e contribuição de 0,32 ponto percentual no índice geral.

Apenas as mensalidades escolares tiveram aumento médio de 5,38%. Esse resultado garantiu 0,22 ponto percentual no IPCA.

Os preços do grupo alimentos e bebidas representaram a segunda maior alta em fevereiro, com 0,96%. Desta vez o vilão foi tomate, que passou de deflação de 13,74% em janeiro para aumento de 17,26% no mês passado. A poupa de açaí avançou 14,20%.

Os algozes açúcar refinado, 11,89%, e açúcar cristal, 10,90%, não saíram do topo da listas, como vem ocorrendo nos últimos indicadores.

Mas nem tudo foi ruim, já que alguns alimentos tiveram reduções nos preços. A cenoura, que subiu 12,21% em janeiro, teve decréscimo na média dos valores encontrados no País de 6,23%.

A cebola, que já apresentava queda de 9,43% em janeiro, continuou com o movimento em fevereiro, com 2,68%. Os preços do frango em pedaços (-2,68%) e do óleo de soja (-2,60%) também reproduziram direção de queda vista em janeiro.

Desta vez as tarifas de ônibus urbano impactaram levemente no IPCA. Diferente do reajuste de São Paulo, visto em 4 de janeiro, de 17,4%, os usuários do transporte público municipal do Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belém pagaram, no máximo, 8,8% a mais para chegar aos seus destinos.

Assim, o grupo de transportes avançou 0,79% em fevereiro e teve a terceira maior contribuição para o IPCA, com 0,15 pontos percentuais. Em janeiro, o setor representou 0,28 pontos percentuais do avanço de 0,75% do indicador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;