Nacional Titulo Crise hídrica
Corte de água atinge ruas dos Jardins, em SP

Problema só não é percebido pelos moradores
porque todos os imóveis têm reservatório próprio

29/09/2014 | 08:35
Compartilhar notícia
Divulgação


Condomínios, bares e restaurantes do bairro dos Jardins, zona sul de São Paulo, têm registrado corte no abastecimento de água durante toda a madrugada. Em ruas como a Haddock Lobo e a Alameda Tietê, zeladores e comerciantes relataram que a interrupção ocorre entre 22 e 6 horas. O problema só não é percebido pelos moradores porque todos os imóveis têm reservatório próprio.

Diante da crise hídrica que atinge o Estado de São Paulo, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) tem praticado a redução na pressão da água na rede durante a noite, como parte de um programa de sua gestão operacional. Apesar dos relatos, a companhia nega corte de água.

Em uma lanchonete na Rua Haddock Lobo, funcionários relataram ao jornal O Estado de S. Paulo que o abastecimento é cortado há pelo menos um mês depois das 23 horas. "Como temos caixa d?água, não há problema, mas algumas vezes já chegou a faltar", afirmou uma gerente, que preferiu não se identificar.

De acordo com ela, nestas ocasiões os atendentes chegaram a armazenar água em galões para suprir a demanda de clientes - o estabelecimento só fecha na madrugada.

Na mesma rua, o jornal O Estado de S. Paulo apurou que pelo menos dois condomínios passam pela mesma situação. O porteiro Antonio Everaldo da Silva, de 63 anos, contou que "dia sim, dia não" nota a falta d?água. Como o banheiro do funcionário é o único do prédio que é abastecido diretamente pela água da rua, a torneira deixa de funcionar. "A gente precisa usar um banheiro lá no fundo, que recebe da caixa d?água", explicou.

O zelador Antonio Mendes confirmou a informação. "Os moradores só não reclamam porque o reservatório é de 60 mil litros, então o problema não chega nos apartamentos", disse. Para conscientizá-los, Mendes colou um aviso escrito por ele no elevador, pedindo economia. "A Sabesp já está interrompendo o fornecimento durante a noite. O problema da falta de água em SP é real", diz o texto.

Outro condomínio na mesma via enfrenta o mesmo problema. O porteiro Luís Lino, de 43 anos, foi o primeiro a notar. "Estamos sem água à noite há uns 15 dias. Percebo porque não dá para usar o banheiro aqui", disse. De acordo com Lino, os moradores no local tomaram consciência de um possível racionamento e, há três meses, decidiram economizar no uso. "A conta diminuiu uns 30%."

A mesma história se repete em um restaurante na Alameda Tietê, em que o abastecimento é interrompido pontualmente às 22 horas. Assim como nos outros locais visitados, um funcionário do local contou que se não fosse a caixa d?água, o problema poderia comprometer o atendimento no local.

Para todos os casos, a Sabesp negou falta de abastecimento. De acordo com a companhia, todos os endereços mencionados pela reportagem foram visitados por técnicos e apresentaram abastecimento normal, com pressão mínima de 10 metros de coluna d?água (mca). "Não há registros de ocorrência de falta d?água na central de atendimento para nenhum imóvel mencionado", completa a nota da assessoria de imprensa.

Crise

Bairros da zona norte foram os primeiros a sofrer com o corte. Os casos começaram a se intensificar em fevereiro, quando a Sabesp tornou público que o Sistema Cantareira - que responde por 45% da Grande São Paulo e parte da capital - estava em crise.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;