Internacional Titulo Tragédia
Presença humanitária aumenta nas ruas do Haiti
Da AFP
15/01/2010 | 19:03
Compartilhar notícia


Os contingentes de ajuda humanitária estrangeira se multiplicaram nesta sexta-feira nas ruas do Haiti, três dias depois de um terremoto devastador que reduziu a cinzas a sua capital, Porto Príncipe, constataram jornalistas da AFP.

Percorrendo a cidade, é possível observar equipes de várias nacionalidades. Uma boa parte delas, auxiliadas por cães, picaretas e pás, tentava encontrar sobreviventes entre os escombros da cidade.

Os resgates eram trabalhosos e levavam várias horas. Além disso, a AFP localizou equipes médicas suíças e cubanas dando assistência aos poucos funcionários de dois hospitais de Porto Príncipe, devastados pelo terremoto.

Em outra parte, efetivos brasileiros e dominicanos foram vistos com escavadeiras removendo escombros e corpos e abrindo caminhos nas ruas completamente tomadas pelos destroços.

Cerca de 30 países participam das operações de ajuda e já estão presentes no país, segundo o Departamento de Estado norte-americano, mas as dificuldades são imensas.

A insegurança reinante e a falta de coordenação com as autoridades locais são as principais dificuldades indicadas à AFP pelas equipes de resgate.

Além disso, o aeroporto de Porto Príncipe (capital), onde a torre de controle foi destruída pelo terremoto, está cheio de aviões procedentes de todo o mundo.

Calcula-se que cerca de 300 mil pessoas estejam desabrigadas em Porto Príncipe, após a destruição de 10% dos imóveis da capital pela catástrofe, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;