Fechar
Publicidade

Setecidades

Publicado em quarta-feira, 27 de março de 2013 às 07:00 Histórico

Mães retomam vida social em sessão de cinema

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Depois de dois meses e meio do nascimento da pequena Laize, a vendedora Marcela Barbosa da Silva, 30 anos, finalmente conseguiu sair de casa para se divertir. A moradora de São Bernardo está entre as cerca de 40 mães que assistiram à sessão do filme Colegas do CineMaterna no ParkShopping São Caetano na tarde de ontem, acompanhadas pelos seus bebês.

O projeto, que existe há cinco anos, foi pensado para auxiliar mulheres que acabaram de se tornar mães a resgatar a vida social. "Sempre gostei de filmes, mas já não visitava um cinema há cerca de cinco meses. Aproveitei as férias do meu marido para fazer um programa em família", destaca Marcela.

Além do atendimento de voluntárias na recepção, as mães contam com diferenciais, como estacionamento para os carrinhos de bebê e trocadores com fraldas, lenços umedecidos e pomada dentro da sala de cinema. Para as crianças que já engatinham, há tapete de atividades, no qual os pequenos podem se distrair enquanto as mamães assistem ao filme.

"Achei o máximo. Por que ninguém pensou nisso antes?", questiona a funcionária pública Fernanda Garcia Noronha Martins, 32. Segundo ela, além do passeio com a filha Júlia, 6 meses, há o benefício da troca de experiências entre as mamães. "Conversamos, tiramos dúvidas e até fazemos amizades", garante.

Dentro da sala de cinema, a trilha sonora do filme nacional que conta as aventuras e as atrapalhadas de três amigos portadores da síndrome de Down ganha complemento de chorinhos, gemidos e risos de bebês. Ao contrário do que possam imaginar os cinéfilos, o barulho não incomoda. "Ninguém acha ruim se meu filho chorar ou se eu me levantar para ir trocá-lo", destaca a supervisora de atendimento Fabiana Primila, 32, enquanto prepara o pequeno Leonardo, 4 anos e meio, para sua segunda sessão de cinema especial.

Depois de conhecer o projeto do CineMaterna pela internet, Fabiana, que é moradora da Capital, destaca interesse em participar de todas as atividades e garante que consegue assistir aos filmes por completo. "Estava trancada em casa há três meses e essa é a única forma de ir ao cinema."

As sessões são realizadas sempre na última terça-feira do mês, na parte da tarde. No Grande ABC, o único cinema disponível é o Cinemark do ParkShopping São Caetano, explica a coordenadora de equipes no CineMaterna, Glaucia Colebrusco. O projeto é voltado para bebês com idade até 1 ano e meio. "Nossa proposta é fazer com que as mamães relaxem e façam um programa agradável na companhia dos filhos pequenos."

Após serem excluídos filmes com violência ou de terror que estejam em cartaz, as mães escolhem aqueles que desejam assistir por meio de votação no site do projeto: www.cinematerna.org.br. Vale destacar que o preço do ingresso varia de acordo com o cinema. No caso do ParkShopping São Caetano, custa R$ 16 para sessões normais à tarde e R$ 25 para filmes em 3D.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC