Economia Titulo Lojas
Shoppings estão otimistas com Dia dos Pais

Expectativa dos lojistas é de aumento nas vendas de até 15%; vendas devem ser lidaradas por eletroeletrônicos

Emerson Coelho
Evandro Enoshita
07/08/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Comerciantes do Grande ABC têm boas expectativas de vendas para o Dia dos Pais, que acontece no domingo. Os shoppings centers da região preveem aumento entre 12% e 15% na comercialização de presentes.

Segundo lojistas, as vendas devem ser lideradas por celulares, eletroeletrônicos e computadores, seguidos por itens de vestuário, calçados e perfumaria.

"Esperamos receber neste fim de semana 220 mil pessoas, quase 20% a mais que os 188 mil visitantes que estiveram aqui no mesmo período do ano passado. As vendas devem aumentar cerca de 15%", comenta a gerente de marketing do Mauá Plaza Shopping, Ariane Oliveira.

O ABC Plaza Shopping, em Santo André, tem expectativa de vendas um pouco menor, de cerca de 12%. Para atrair os consumidores, o centro de compras está com campanha específica para o Dia dos Pais, intitulada Acelere o coração do seu pai, que vai até o dia 9 e sorteia um carro zero para os clientes que gastarem acima de R$ 150.

Os lojistas do Shopping ABC, também em Santo André, esperam aumento de 15% no faturamento em relação ao ano passado. "Criamos até uma linha especial de sapatos e acessórios para este Dia dos Pais e nossa expectativa de vendas é boa", comenta a gerente de uma loja de calçados, Gisele de Grazia.

Em outra loja, também no Shopping ABC, especializada em moda masculina, a movimentação já está 10% acima do que foi registrado em agosto de 2008. "Temos diversos itens em promoção, algumas camisas sociais e camisetas em malha estão com desconto de 25%, enquanto que vários modelos de jeans chegam a ter abatimento de 30%", destaca a gerente, Miriam Lucia Bernardi.

ACISA - A Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) está prevendo crescimento em torno de 5% nas vendas do Dia dos Pais deste ano em relação ao mesmo período de 2008.

Para o presidente da entidade, Sidnei Muneratti, esse aquecimento se deve em boa parte às liquidações de inverno que ajudaram a impulsionar as vendas do comércio nas últimas semanas.

"Como o Dia dos Pais é uma data bastante tradicional, a corrida às lojas para compra de presentes é inevitável e, ainda tem como fator positivo, os sinais de crescimento da economia brasileira", destaca.

Além do vestuário, Muneratti também aposta na maior procura por equipamentos de informática, eletroeletrônicos e celulares.

Presentes ficam, em média, abaixo do índice da inflação

Vários itens escolhidos como presente para o Dias dos Pais estão com os preços abaixo do índice de inflação dos últimos 12 meses. É o que aponta uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getulio Vargas), que levou em consideração o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) de 4,67% registrado de agosto de 2008 a julho de 2009, para comparar a variação de preços de uma lista com 18 produtos e serviços.

"O aumento médio dos preços dos diversos itens que pesquisamos foi de 3,76%, portanto abaixo do índice de inflação", revela o economista da FGV, André Braz.

Entre os itens analisados, se destacam a queda nos preços dos aparelhos celulares, que tiveram uma redução de 14,26%, tênis (-4,40%), CD´s (-4,58%), computadores (-2,08%), agasalho masculino (-3,96%) e roupa íntima (-0,91).

Em contrapartida, segundo levantamento, o tradicional almoço para comemorar o Dia dos Pais subiu 7,17%. Para os pais mais vaidosos blazeres, cintos e relógios tiveram aumentos acima da inflação de 19,81%, 11,72% e 8,92%, respectivamente, e vão exigir um esforço financeiro maior por parte dos filhos.

Braz dá algumas dicas. "É necessário pesquisar bastante antes de comprar, e se possível optar pelo pagamento à vista com desconto".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;