Fechar
Publicidade

D+


Publicado em domingo, 10 de março de 2013 às 07:00 Histórico

Alunos conseguem transformar PET em matéria-prima

Marina Brandão

Foi na aula de Química Orgânica que Gustavo Bracco, 18 anos, e Laís Cassaro, 17, da Etec Lauro Gomes, em São Bernardo, tiveram a ideia de desenvolver o trabalho Reciclagem Química da PET por Despolimerização (orientação de Maria Lucia Machado).

O objetivo é fazer o processo inverso da fabricação da garrafa e obter a matéria-prima novamente. "Assim dá para criar produto com as mesmas características de uma nova", explica Gustavo. Para isso, a PET é picotada em minúsculos pedaços e misturada em hidróxido de sódio e ácido sulfúrico. "É processo curto e os dois reagentes são baratos", diz Laís.

Para achar a solução foi necessário muito estudo. "Encontrar quem acreditasse no projeto foi o maior desafio. Ouvimos que era impossível", conta o garoto. Agora, a dupla quer provar que dá para fazer a produção em nível industrial. "Sairia até mais barato", diz Gustavo.



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC