Economia Titulo
Venda da indústria de material de construção sobe 5,4%
22/02/2013 | 07:01
Compartilhar notícia


As vendas da indústria de materiais de construção no País cresceram 5,4% em janeiro em relação ao mesmo mês do ano passado, e tiveram alta de 0,8% em relação a dezembro. Nos últimos 12 meses encerrados em janeiro, o aumento foi de 1,3%, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

O levantamento mostra que o crescimento das vendas na comparação anual foi mais forte entre os materiais de acabamento (piso, azulejo, gesso, iluminação, entre outros) do que entre os materiais de base (areia, cimento, arame, telhas, etc).

As vendas de materiais de acabamento subiram 6,2% em janeiro ante o mesmo mês de 2012 e caíram 6,3% em relação a dezembro. Já as vendas dos materiais de base cresceram 4,7% e 5,1%, na mesma ordem de comparação.

A Abramat projeta vendas de 4,5% em 2013. Segundo a associação, o resultado dependerá da velocidade de execução dos programas de estímulo ao investimento, como as novas concessões de rodovias, portos e aeroportos, da manutenção da política de estímulo ao consumo pelas famílias, da desoneração do ICMS pelos Estados, além de maior fluidez no crédito para compra de materiais no varejo.

O nível de emprego na indústria de materiais de construção apresentou em janeiro queda de 1,0% em relação ao mesmo mês de 2012 e queda de 0,6% ante dezembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;