Palavra do Leitor Titulo Palavra do leitor
A luta da pessoa com deficiência
Do Diário do Grande ABC
21/09/2014 | 10:43
Compartilhar notícia


Só podemos falar de inclusão social e direitos humanos criando mecanismos para envolver, inserir, integrar e promover a participação efetiva na sociedade. E esta é uma das preocupações de nossa gestão.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado hoje. A data foi instituída por meio da lei número 11.133, de 2005, por meio de ação do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência), da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Ela é muito importante para sensibilizar as pessoas em geral, dar ênfase às questões relacionadas aos portadores de deficiência e suas necessidades e promover reflexões sobre o tema.

Na política da assistência social, executada pela Secretaria de Inclusão e Assistência Social, estão incluídos programas, projetos e serviços que buscam atendimento integral deste grupo social, proporcionando condições para sua inclusão social. O BPC (Benefício de Prestação Continuada) garante renda a estes cidadãos e cidadãs em vulnerabilidade, sua inclusão no mercado de trabalho, na Educação e na Saúde. Além disso, o CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência) realiza várias ações para este público, a fim de fortalecer seus vínculos sociais e familiares por meio de atividades socioeducativas.

Santo André aderiu, em 2013, ao Plano Viver Sem Limites, do governo federal, ressaltando o compromisso com as prerrogativas da Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Propiciar todas estas ações e as condições de mobilidade para o direito de ir e vir pelas ruas da cidade e frequentar lugares públicos com segurança e facilidade, assim como assegurar o direito à Educação e ao trabalho, são algumas obrigações que a administração pública tem o dever de desenvolver para melhorar o nível e a qualidade de vida da pessoa com deficiência e, consequentemente, para a conquista da dignidade e da cidadania deste público.

Segundo os dados do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 45,6 milhões de pessoas declararam ter ao menos um tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população brasileira. A deficiência visual foi a mais apontada; atinge 18,8% da população. Em seguida vêm as deficiências motora (7%), auditiva (5,1%) e mental ou intelectual (1,4%).

Fátima Grana é primeira-dama e secretária de Inclusão e Assistência Social de Santo André. João Avamileno é secretário de Direitos Humanos e Cultura de Paz de Santo André.


Palavra do leitor

Reeleição
Você sabia que cada deputado federal tem verba anual de R$ 16 milhões para aplicar em projetos? Você teve conhecimento no que o deputado que você votou aplicou esse dinheiro? Você acreditou na transparência das prestações de contas apresentadas por alguns? Se tua resposta for ‘não’, procure não votar em quem lá está e nada fez por você e pelo País. Vote em candidatos novos! Vamos renovar o Congresso! Não reeleja ninguém!
Vanderlei A. Retondo
Santo André

Rua fantasma
No Parque Capuava, em Mauá, próximo à estação de trem, uma rua que existe só no papel, pois é via onde só há um matagal, no qual se escondem bandidos e usuários de drogas. Eles pulam os muros dos terrenos particulares para praticar roubos. Peço às autoridades que tomem providências. Também solicito que seja asfaltada a via e que se melhore a iluminação nessa rua. O nome dela é Juraci Fernandes, é paralela à Rua Vereador Pedro Amadeu, altura do número 36, atrás do lava rápido de caminhões. Por favor, façam alguma coisa. Desde já, agradeço!
Evaldo Antônio de Araújo
Mauá

Embaraçoso
Estava sentado com o meu neto no sofá assistindo TV, e o noticiário era sobre a corrupção e propinas. Em dado momento, ele virou-se para mim e falou: ‘Vô, esses homens não são pessoas de confiança do governo?’ Por que roubam? Eles já não têm o salários deles? Se você nunca fez isso, por que eles fazem? Dei uma olhada para ele, engoli seco, e lá veio novamente a pergunta: ‘Por que vô?’. Notaram em que situação esses maus-carateres colocam a gente? E que imagem degradante esses colarinhos-brancos transmitem para os nossos jovens? Sabem o que escutei da minha neta? ‘Sinto muito em deixar você e meus pais, mas quando atingir a maioridade vou conseguir bolsa de estudo e vou embora, estudar no Exterior! No Brasil, com esses tipos de homens, é sem chances!’
Isael Ribas
São Bernardo

Luiz Fux
Decididamente, a coerência passa longe do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou auxílio-moradia aos magistrados no valor de R$ 4.300. Será que o digno magistrado consegue avaliar a repercussão de tal proposta junto aos seus empregadores (o povo), que mau se sustentam com salário de fome? Eu tinha alta consideração pelo ministro Luiz Fux devido à sua lisura durante o julgamento do Mensalão, ao qual assisti assiduamente. Mas o que vejo agora é que mudou rápido para a bancada do ministro presidente Ricardo, que também propôs aumento salarial a todos os juízes. Não está na hora de nós, o povo, votarmos para esses cargos, como é feito para Presidência, senadores etc?
Lúcia Calvitti Rodrigues
Santo André

Consequência
Fala-se muito sobre a Educação no Brasil. Dizem os entendidos que somente com bom projeto poderíamos ter melhora nessa área. Mas se esquecem, porém, que a criança nasce pura. Ela vai aprendendo aquilo que ouve, vê ou lhe ensinam. A criança, hoje, até mesmo em sua tenra idade é colocada à frente da TV e, com isso, vai tendo relação com violência, destruição, traição, sexo e outras tantas visões que em nada colaboram para a boa educação. Os pais, pouco ou quase nada lhe ensinam, porque também assistem à TV. Na rua ouve palavrões. Quando adulta, nada mais tem a aprender, a não ser fazer uso do seu aprendizado da infância. O progresso está aí, atingindo a todos com suas consequências que, na maioria das vezes, não são muito salutares para o bem viver do ser humano.
Américo Del Corto
Ribeirão Pires




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;