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Alemão parrudo

Como primeiro SUV compacto da Mercedes-Benz,
GLA chega em outubro visando Evoque, Q3 e X1

Vagner Aquino
Enviado a Piracicaba (SP)
16/09/2014 | 19:46
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Divulgação


A história começou em setembro de 2013. O palco? O gigantesco estande da Mercedes-Benz no Salão de Frankfurt, na Alemanha – com 8.000 metros quadrados. Lá, o protagonista causou euforia total, pois, além de seu estilo diferenciado, o GLA é o primeiro SUV compacto da marca. E mais! Será produzido futuramente no Brasil, na nova fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo.

Curiosidades a parte, o jipinho deve, sim, agradar o consumidor. Predicados não faltam ao rival de Range Rover Evoque, Audi Q3 e BMW X1. Afinal, o visual robusto tem agradado o consumidor por aqui.

Sem deixar de lado o requinte – de praxe na Mercedes-Benz – dos detalhes cromados no acabamento, o SUV veste-se com proteção inferior e reforços prateados no para-choque dianteiro. O intuito? Reforçar as características de veículo off-road. No mais, vincos estão espalhados pelo capô, teto e laterais. Destaque para a grade do radiador, com duas lâminas e faróis com máscara negra e LEDs.

Além do bom gosto das linhas externas, o GLA chegará às revendas (já no mês que vem) bem equipado de fábrica. No total, serão três versões: GLA 200 Advance (R$ 132,9 mil), GLA 200 Vision (R$ 149,9 mil) e GLA 200 Vision Black Edition, que, por R$ 152,9 mil, trata-se de uma edição especial limitada.

Desde a configuração mais barata o modelo já traz de série: volante esportivo revestido em couro e equipado com 12 teclas funcionais, controlador e limitador de velocidade, direção eletromecânica, ar-condicionado digital, rodas de liga leve com 18 polegadas e sistema Audio 20, com display de 14,7 centímetros, entrada para CD e conectividade bluetooth.

No mais, fazem parte do pacote itens como sistema de estacionamento Active Parking Assist para vagas paralelas e perpendiculares, controle de estabilidade, Attention Assist (que alerta o condutor em caso de sonolência), função Hold – para imobilizar o veículo em paradas temporárias – e assistência de partida em rampas.

Nas versões mais caras, além de elementos visuais diferenciados, o GLA oferece teto solar panorâmico, bancos elétricos com memória e sistema multimídia Comand Online, cujas informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 centímetros. Como funções extras, oferece navegador GPS, acesso à internet por meio de conexão bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados.

EM AÇÃO
O motor turbo 1.6 com injeção direta equipa todas as versões. Capaz de gerar até 156 cv e 25,5 mkgf de torque, tem força suficiente para levar o carro aos 215 km/h de velocidade final (limitada). A marca da estrela de três pontas afirma que entre a inércia e os 100 km/h são necessários apenas 8,8 segundos.

Ainda na mecânica, a função ECO Start/Stop se encarrega de desligar o motor quando em pequenas paradas. A transmissão é a automatizada 7G-DCT com dupla embreagem e o chassi do GLA tem eixo dianteiro McPherson e suspensão traseira com braços múltiplos.  




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