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GM Kadett: 16 anos fora de produção

Em 16 de setembro de 1998, saía da fábrica de S.Caetano o último exemplar do revolucionário hatch

Vagner Aquino
Do Diário do Grande ABC
16/09/2014 | 19:41
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Divulgação


 Hoje, completaram 16 anos do fim da produção do Chevrolet Kadett. Pois é, no dia 16 de setembro de 1998 o hatch deixou a linha de montagem da fábrica da General Motors, em São Caetano.

Do modelo, restou apenas a saudade. E seu sucesso foi tanto que até hoje centenas de pessoas mantêm viva sua história através de clubes espalhados por todo o País.

Ao longo de sua estada no Brasil, o Kadett superou as 451 mil unidades comercializadas no mercado interno.

HISTÓRIA
Em abril de 1989, a Chevrolet iniciava a produção do modelo. Bastante revolucionário – afinal, as ‘carroças’ dominavam a cena nas ruas brasileiras à época – o hatch trouxe inovação mecânica (era equipado com motores 1.8 e 2.0) e visual. Com destaque para a traseira arrebitada, que chegou a causar estranhamento nos mais conservadores.

Seis meses depois veio a station-wagon Ipanema. Já em 1992, foi hora de dar o pontapé para a produção do Chevrolet Kadett GSi conversível. Nas páginas das revistas e jornais especializados em veículos, as brigas eram constantes com o rival Ford Escort XR3 conversível.

Nesse meio-tempo destacaram-se também a série especial Kadett Turim (em alusão à Copa do Mundo de 1990, na Itália) e as versões esportivas GS (1989 a 1991) e Sport (1996 a 1997). Na foto abaixo você também confere a derivação sedã – que não chegou a ser vendida no Brasil.

O último exemplar foi o GLS, que vinha completo de fábrica. Na lista, trio elétrico, rodas de liga leve e direção hidráulica. A partir de então, o consumidor precisou se contentar com o Astra. Os que tinham mais bala na agulha, acabaram optando pelo Vectra GT, que tinha motor 2.0 com 140 cavalos de potência.




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