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Consultoria reestruturará
Transporte em Mauá

Por R$ 3,4 milhões, Prefeitura está contratando
empresa para Plano de Mobilidade Urbana

Fabio Munhoz
do Diário do Grande ABC
14/09/2014 | 07:07
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Banco de Dados


A Prefeitura de Mauá está contratando empresa de consultoria para elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, documento que apontará diretrizes para melhorias do Transporte público e do sistema viário da cidade. A previsão é que o Executivo assine nesta semana contrato no valor de R$ 3,4 milhões com a vencedora da licitação, a Oficina Consultores Associados. O resultado do certame foi publicado na edição do dia 6 do Diário Oficial do Estado.
A Lei 12.587, de 2012, estabelece que os municípios com mais de 20 mil habitantes – caso de Mauá – devem apresentar o plano até janeiro de 2015. Caso contrário, ficam impedidos de receber recursos orçamentários federais destinados a Transporte e trânsito até que atendam à legislação.
O secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Azor Albuquerque, explica que o principal objetivo do estudo é a reestruturação das linhas de ônibus municipais. “Temos 49 itinerários. Desses, 43 passam pelo Terminal Central, que está saturado. Nossa ideia é tirar pelo menos a metade dos trajetos que vão para o Centro”, explica.
Uma das alternativas possíveis é a criação de linhas entre os bairros e as outras duas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) da cidade – Capuava e Guapituba –, além de melhorar a conexão com o Terminal Sônia Maria, que integra o Corredor ABD (Jabaquara/São Mateus/Brooklin), operado pela concessionária Metra. “Essa demanda já é grande. Tem usuários que pegam os ônibus em Guapituba ou Vila Mercedes, sentido bairro, para pegar o trem mais vazio”, reconhece o titular da Pasta. Outro objetivo do diagnóstico é reduzir a sobreposição de percursos.

SISTEMA VIÁRIO
Albuquerque acrescenta que também serão feitos levantamentos com intuito de melhorar a travessia de pedestres. Uma das alternativas cogitadas é a construção de calçadão no início da Avenida Barão de Mauá, entre a Avenida Governador Mário Covas Júnior e a Praça das Paineiras. “O estudo irá mostrar os impactos disso para o trânsito e as alternativas que deverão ser criadas para os veículos.”
Após a conclusão do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a empresa continuará prestando serviços no município. Segundo o secretário, a previsão é que o contrato tenha duração de 30 meses, expirando em 2017.

Município finaliza projeto para construção de terminais

Estão sendo finalizados os projetos para obras em seis terminais de ônibus de Mauá. As estações Central, Zaíra, Itapeva, Itapark e Guapituba serão remodeladas, enquanto um dispositivo deverá ser construído na Avenida João Ramalho, no Centro.
Em julho, a presidente Dilma Rousseff (PT) autorizou investimento de R$ 79,5 milhões para a construção dos terminais. O recurso, encaminhado por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), será destinado pelo OGU (Orçamento Geral da União). A Prefeitura deve aplicar contrapartida – já que o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Azor Albuquerque, estima que sejam necessários R$ 100 milhões.
A previsão é que a construção do primeiro terminal seja iniciada até o fim do ano. “Estamos em fase de aprovação dos projetos junto à Caixa Econômica Federal”, comenta o titular da Pasta.
Os terminais irão auxiliar na remodelação das linhas municipais, avalia Albuquerque. Isso porque a Prefeitura terá condições de criar linhas conectando as regiões periféricas, sem a necessidade de os percursos passarem pela região central, principal gargalo do município. “As linhas alimentadoras ligarão os bairros até os terminais. De lá sairão as linhas tronco para o Centro, o que irá agilizar o deslocamento.”
Ainda não há previsão de quanto tempo será necessário para que todas as obras sejam concluídas. 




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