Memória Titulo Memória
Festa da Boa Viagem

A reza do terço na Nova Baeta

Por Ademir Medici
04/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O loteamento Vila Baeta Neves é de 1927. Nasceu com o início do processo de urbanização da cidade. Desenvolveu-se com a chegada da indústria automobilística. Cresceu com a expansão urbana principiada nos anos 1960. Sem usar essa expressão – pelo menos na época – hoje podemos dizer que o crescimento de São Bernardo fez nascer a Nova Baeta.

Seus moradores conquistaram melhoramentos públicos. E eles próprios construíram associações que os defendesse. Fizeram nascer times de futebol. Erigiram igrejas, católicas e não católicas. E com que alegria, nesta semana, a Paróquia São Geraldo Magella tem rezado aos pés da imagem histórica de Nossa Senhora da Boa Viagem, às vésperas de mais uma Procissão dos Carroceiros, que é secular.

A São Geraldo Magella originou-se da Paróquia São José, de Vila Baeta, e dela derivou a Paróquia São Pedro e São Paulo. São várias as comunidades, cada qual com sua padroeira:

- Capela Sant’Ana – Jardim Nascimento.

- Capela São João Batista – Nova Baeta, o antigo Pai Herói.

- Capela Santa Rita – Alto do Jardim Industrial.

- Capela São José Operário – Sítio dos Vianas.

- Capela Santa Rosa – Jardim Industrial.

- Capela Santa Luzia – Parque São Bernardo.

- Capela Mãe dos Pobres – Passagem do Oleoduto, Parque São Bernardo.

- Capela Nossa Senhora Aparecida – Rua Novo Horizonte.

- Capela Santo Afonso – Rua Giacinto Tognato.

Todas essas comunidades têm participado da semana em louvor à Nossa Senhora da Boa Viagem, na Matriz São Geraldo Magella.

Esta foto é significativa. Segunda-feira à noite, após a reza do terço na Matriz do Jardim Petroni, foi solicitado aos fiéis – em sua maioria, mulheres – que posassem para uma foto junto à santinha. Todos, sem exceção, atenderam ao pedido da irmã Franciana. E aí está a foto. Para nós, um dos pontos altos da Festa da Boa Viagem deste ano.

Com fé, todos cantaram Maria Mãe dos Caminhantes. “Fizeste longa caminhada para servir a Isabel, sabendo-te de Deus Morada, após teu sim a Gabriel. Depois de dura caminhada para a cidade de Belém não encontraste lá pousada, mandaram-te passar além.”

HOJE

Nesta quinta-feira, às 19h, na Basílica-Matriz da Boa Viagem, a segunda missa do tríduo preparatório à festa da Boa Viagem; às 19h30, na Matriz São Geraldo Magella, missa com a participação das comunidades Santa Rosa, Santa Luzia, São José Operário e a própria São Geraldo.

Na Basílica Menor Nossa Senhora da Boa Viagem, após a missa, concerto de órgão com Marcelo Giannini, de Genebra, Suíça. O órgão é gigantesco, sem igual, adquirido pela comunidade como parte dos festejos do bicentenário da Matriz de São Bernardo (1812-2012).

A Paróquia do Jardim Petroni fica à Rua Itamarati, 158.

A Basílica-Matriz fica no Largo da Matriz, Centro.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 4 de setembro de 1984 – Ano 27, nº 5614

Manchete – Poluição leva Cubatão ao estado de emergência

São Bernardo – Favelados não aceitam corte no Orçamento de 1985. Excluídos recursos para Saneamento, urbanização, construção de postos de Saúde, creches e pré-escolas. Oitocentas pessoas, representando 25 favelas, reuniram-se no Salão Paroquial da Matriz da Boa Viagem.

Futebol – Domingo, no Bruno Daniel, pelo Campeonato Paulista: Santo André 2, Comercial 0.

Município Paulista

Santa Rosa de Viterbo. Elevado a município em 1910, quando se separa de São Simão.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 18

Produzir conhecimento

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP

Há um grupo de estudo no DGSAESP que, além de ajudar a fazer tabela de temporalidade, trata de definir uma metodologia que identifique os documentos que precisam ser protegidos.

São dois deveres: dar acesso público à informação e proteger o que não pode ser informado. Em ambos os casos a LAI (Lei de Acesso à Informação) estabelece penalidades. Você está no fio da navalha: dar acesso – e se não der, tem a penalidade da lei; proteger o que não pode dar acesso – e tem a penalidade da lei também.

A grande novidade da LAI é que ela nos convoca a pensar sobre esses documentos. Não há uma receita pronta. Ninguém está fazendo isso. São Paulo está. Devagar, porque é tudo novo.

Às vezes a burocracia cobra rapidez. Mas construir conhecimento demanda tempo.

Amanhã, a 19ª aula

A militante dos arquivos

Em 4 de setembro de...

1914 – Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: a transferência do governo da França para Bordeaux; 800 mil russos contra 600 mil austríacos; tomada de Samoa pelos ingleses.

1949 – Cineasta Alberto Cavalcanti retorna de Paris e é convencido a participar do projeto da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, em São Bernardo.

1974 – Câmara de São Bernardo aprova projeto do Executivo e cria a Procap, empresa municipal de capital misto para construir casas populares e atender a 17 mil inscritos no cadastro da Prefeitura.

Santos do dia

- Na estampa, Santa Rosália (1125-1160). Viveu em Palermo, Itália. Faleceu com 30 anos de idade. É venerada como a padroeira da cidade.

- Moisés

- Vitalício 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;