Economia Titulo Tecnologia
Operadoras prometem
ampliar rede 4G na região

Apenas São Bernardo e Santo André são
atendidas por todas as companhias

Renato Gerbelli
Especial para o Diário
31/08/2014 | 07:22
Compartilhar notícia
Divulgação


As operadoras de telefonia vêm aumentando a infraestrutura para ampliar a oferta de 4G nos últimos anos, principalmente para atender as demandas da Copa do Mundo no Brasil e Olimpíada de 2016. O 4G é uma tecnologia de transmissão de dados em redes de celular. A quarta geração permite navegação com velocidade de quatro a 100 vezes maior que o 3G – que revolucionou o mercado por oferecer sinal em locais muito fechados, como elevador e metrô, feito que o 2G não permitia.

O compromisso das operadoras era que todas as capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, total de 43, seriam atendidos pela quarta geração da tecnologia até 2016. Porém, a meta foi superada e 120 cidades já contam com esse tipo de conexão.

Com isso, áreas como a do Grande ABC também foram beneficiadas com a ampliação da rede. Na região, só Rio Grande da Serra ainda não conta com a conexão 4G. Em contrapartida, apenas Santo André e São Bernardo são cobertas pelas quatro principais operadoras do País. Todas as cidades têm acesso à tecnologia 3G.

No Grande ABC, a Vivo é quem se destaca em termos de cobertura. A operadora atende mais de 40 bairros em seis das sete cidades e afirmou que pretende ampliar a rede no segundo semestre. “Em 2014, já foram realizadas 28 ampliações na rede 4G e a instalação de cinco novas antenas. A previsão para o segundo semestre e início de 2015 é que sejam feitas 20 ampliações e instaladas mais 37 antenas (na região)”, disse, em nota, a operadora.

A Claro, por sua vez, confirmou atender São Bernardo, Santo André e São Caetano, mas não informou os pontos em que a nova tecnologia funciona. “O Grande ABC sempre foi área muito estratégica. Foi um dos primeiros locais em que implantamos o 3G e o 4G pelo posicionamento geográfico. A região tem grande orçamento e está sempre ligada com São Paulo”, afirmou o diretor comercial da Claro na Região Metropolitana de São Paulo, Carlos Cipriano.

A operadora ainda promete ampliar a cobertura em 34% em São Bernardo, 26% em São Caetano e 21% em Santo André.

Já a TIM oferece o 4G apenas para as cidades de São Bernardo e Santo André em 25 bairros de cada um dos municípios.

Enquanto isso, a Oi também afirmou atender apenas as duas maiores cidades da região. A cobertura da operadora acontece em 80% da área urbana dos municípios. De acordo com a Oi, a companhia tem instalados mais de 300 sites de telefonia móvel 2G, 3G e 4G para atender as sete cidades do Grande ABC.

ADAPTAÇÃO - Para o consumidor utilizar a rede 4G ele, assim como as operadoras, precisa investir, já que não são todos os aparelhos celulares que comportam a tecnologia. Além disso, também é fundamental verificar se a tecnologia está disponível nos locais em que frequenta.

Como os aparelhos que suportam o 4G são os últimos lançados no mercado, dificilmente é encontrado modelo por menos de R$ 1.000, enquanto os de 3G têm diversos celulares a partir de R$ 200. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;