Política Titulo Preferência
Dilma e Marina estão empatadas

Datafolha mostra petista e socialista com 34% e ex-senadora dez pontos à frente no 2º turno

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
30/08/2014 | 07:32
Compartilhar notícia
Divulgação


Pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite mostra que a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), e a presidenciável do PSB, Marina Silva, estão empatadas numericamente na corrida eleitoral ao Palácio do Planalto. A chefe da Nação, candidata à reeleição, aparece com 34% das intenções de voto, mesmo percentual da socialista, que há dez dias assumiu o comando da campanha da legenda após a morte do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos em acidente aéreo em Santos.

Em eventual segundo turno, Marina venceria Dilma com dez pontos percentuais à frente da atual presidente do País. Segundo Datafolha, em etapa derradeira, a ex-ministra do Meio Ambiente tem 50% da preferência do eleitorado contra 40% da petista.

Marina subiu 13 pontos em comparação ao levantamento Datafolha publicado no dia 18, estudo esse que colocou Dilma com 36%. No segundo turno, a pesquisa anterior já sinalizava triunfo da socialista: 47% contra 43%.

Presidenciável do PSDB, o senador mineiro Aécio Neves recuou cinco pontos percentuais em relação ao último levantamento e agora está ainda mais distante da disputa, que caminha para se polarizar. O tucano é lembrado por 15% dos entrevistados – antes eram 20% – e perderia em eventual segundo turno contra Dilma (único cenário avaliado pelo Datafolha). O ex-governador de Minas Gerais alcança 40% em fase final da eleição contra 50% da atual presidente da República.

Pastor Everaldo (PSC) obteve 2% da preferência. José Maria (PSTU), Eduardo Jorge (PV), Luciana Genro (Psol), Rui Costa Pimenta (PCO), José Maria Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 8% e 9% não souberam ou não responderam.

Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo, a sondagem ouviu 2.874 em 178 municípios entre quinta-feira e sexta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais e a pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob protocolo BR-00438/2014.

VOTO CONSOLIDADO
No questionamento espontâneo (em que o eleitor expõe seu candidato sem apresentação da cartela com os nomes dos presidenciáveis), Marina Silva atinge 22% da preferência do eleitorado. Dilma ainda lidera neste quesito, com 27% – Aécio tem 10%.

Entre os candidatos mais rejeitados, a presidente da República surge à frente dos demais postulantes, com parecer negativo de 35% dos entrevistados pelo Datafolha. Marina é contestada por 15%, enquanto Aécio é criticado por 22%. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;