Internacional Titulo
Polônia não vai ficar sem resposta, diz Rússia
Por
29/08/2014 | 18:49
Compartilhar notícia


Após o impasse com o governo da Polônia, o avião que levava o ministro de Defesa russo, Sergei Shoigu, da Eslováquia de volta para a Rússia pôde sobrevoar o espaço aéreo polonês na noite desta sexta-feira. O incidente ocorreu em um momento de tensão entre os dois países devido ao apoio russo aos separatistas do leste da Ucrânia.

O avião Tu-154, em que estava Shoigu, foi barrado de entrar no espaço aéreo da Polônia na manhã desta sexta-feira, informou o porta-voz do Exército polonês, tenente-coronel Piotr Walasek. Ele afirmou que o incidente provavelmente ocorreu porque o piloto russo se enganou e informou que pilotava um avião militar, não civil, para o qual tinha permissão.

O Ministério das Relações Exteriores russo publicou um depoimento no qual considerou a decisão da Polônia uma "violação grosseira das normas e da ética da comunicação entre Estados" e afirmou que a ação não passaria sem uma resposta. A aeronave russa teve que retornar a Bratislava porque estava ficando sem combustível, o que colocou a segurança do voo em risco, disse o ministério.

A aeronave de Shoigu pôde sobrevoar a Polônia no fim do dia após mudar sua credencial para um avião civil. O país, que faz fronteira tanto com a Rússia como com a Ucrânia, está preocupado com o conflito armado no leste ucraniano. Os poloneses apoiam a tendência ucraniana pró-Europa e os líderes do país condenam a agressão dos separatistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;