Cultura & Lazer Titulo Literatura
Encontro entre teatro
e o universo literário

Dramaturgo Brunno Almeida Maia lança o livro
de sua estreia nesta quinta-feira, em Santo André

Vinícius Castelli
28/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Divulgação

Que tal mergulhar no universo teatral, mas não da poltrona de um teatro e sim nas páginas de um livro? Quem quiser se aventurar tem oportunidade com a obra O Teatro (Giostri Editora, 195 páginas, R$ 30 em média), obra que marca a estreia do dramaturgo paulistano Brunno Almeida Maia no mercado literário. O lançamento será hoje, a partir das 19h, na Casa da Palavra (Praça do Carmo, 171. Tel.: 4427-7701), em Santo André. A entrada é gratuita.

Tristes Lembranças e IMUNO são as peças que as páginas do livro apresentam. “IMUNO faz parte de uma trilogia (as outras duas não foram publicadas, apenas encenadas) que pesquiso desde 2003, com a minha antiga Cia. de Teatro, 1º Ato. Trata-se do fim, se assim desejarmos, da trilogia ‘feminina’ em que a figura da mulher é muito presente. Por sua vez, Tristes Lembranças é a primeira da saga masculina, que desembocará, ainda, em outros dois textos (em processo de escrita)”, explica Maia.

De acordo com o autor, a sugestão é fazer com que as pessoas olhem para dentro de si não de forma narcisista, “mas da busca de si, para se perguntarem: até que ponto estou fazendo da minha existência um testemunho de liberdade? Até que ponto sou uma cópia ou um projeto de criação autoral? Ou, vivo uma vida autêntica ou sou um fantasma, um simulacro, em uma vida mediada por imagens sem imaginação, esvaziadas de sentido?”.

Além de fazer transitar um novo público no universo da dramaturgia, Maia pretende atingir o público indignado e desconfiado. “Quero dialogar com os que são capazes da elaboração da pergunta que transforma a revolta em algo transcendental, a questão sobre a condição humana”, diz. “O teatro, ou outra expressão artística, nasce como necessidade política. Política no sentido de diálogo com a diferença, de espanto com as nossas carências, depois como arte, espelho das paixões da alma e insuficiências da razão.”

Hoje, além do lançamento, o autor aproveita a oportunidade para falar com os presentes a respeito de dramaturgia e o processo de escrita no teatro. Temas como a origem do teatro no Ocidente, as diferenças entre tragédia, comédia e drama, entre outros assuntos, não ficam de fora do bate-papo especial.

No dia 1º de novembro, às 20h, e com entrada grátis, haverá uma leitura dramática da peça Tristes Lembranças, no Teatro Décio de Almeida Prado (Rua Cojuba, 45 B. Tel.: 3079-3438), em São Paulo. “Na sequência, entraremos em processo de montagem para estreá-la em 2015”, revela Maia. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;