Setecidades Titulo EDUCAÇÃO
Mães reivindicam
reforma de quadra

Área externa da Emeb Profª Ermínia Paggi,
em S.Bernardo, precisa de cobertura e reparos

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
26/08/2014 | 07:01
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


 Mães de estudantes da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Professora Ermínia Paggi, no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, reivindicam a reforma da quadra de esportes da unidade de ensino. O espaço, localizado na parte externa da escola, não é coberto e coleciona problemas, como buracos, falta de travessão e rede, alambrados furados e enferrujados e escada sem corrimão.

O assunto é visto como prioridade para as representantes da APM (Associação de Pais e Mestres) há cerca de oito anos e, inclusive, já rendeu abaixo-assinado com aproximadamente 500 assinaturas. “Levamos essa reivindicação na reunião do PPA (Plano Plurianual) no ano passado e o prefeito (Luiz Marinho – PT) prometeu que visitaria a escola, mas isso nunca aconteceu”, afirma a feirante Lucimara de Fátima Almeida, 42 anos, mãe de aluno do 3º ano do Ensino Fundamental.

Por não possuir cobertura, a quadra de esportes não pode ser utilizada em dias de chuva ou sol forte. Nestas ocasiões, os alunos utilizam o pátio da escola para as atividades. Outra constatação preocupante é a inexistência de corrimão na escada que dá acesso ao espaço.

Conforme explica a vendedora Eliane Sabino, 38, uma das principais preocupações é a respeito da segurança das crianças, tendo em vista o risco constante de acidentes. Isso porque a filha mais velha da moradora de São Bernardo, Anna Maria, 8, sofreu queda na quadra de esportes há uma semana. “Ela tropeçou e caiu com a perna dentro do ralo. Poderia ter quebrado. Ainda dá para ver o hematoma”, destaca a mãe.

Após o susto, a intenção de Eliane é que a Prefeitura tome providências cabíveis com o intuito de evitar problemas mais graves. “Não se trata de processar ninguém, mas de resolver para que outros alunos não se machuquem”, explica.

O filho da cabeleireira Sheila Santiago, 27, de apenas 6 anos, também se machucou durante as aulas de Educação Física. “Ele estava jogando bola, se desequilibrou em um buraco e acabou caindo. Bateu o nariz e voltou para casa todo sujo de sangue”, lembra.

As mães ressaltam ainda que a unidade de ensino tem excelente corpo docente e projeto pedagógico. “Só está faltando a infraestrutura adequada para que os professores possam trabalhar de maneira digna”, considera Eliane.

A unidade de ensino atende cerca de 1.200 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental (entre 6 e 10 anos).

Por meio de nota, a Prefeitura informou que a Secretaria de Educação municipal tem projeto para reforma e cobertura de 14 quadra, entre elas a da Emeb Ermínia Paggi, que está com projeto em análise. A administração destacou ainda que está providenciando material para licitação da cobertura e reforma completa da quadra, inclusive com intervenções no entorno, solucionando os problemas apresentados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;