Setecidades Titulo Saúde
São Caetano lança programa voltado para a quarta idade

Ações incluem atenção especial aos 5.238 idosos com mais de 80 anos

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
22/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Muita gente não sabe que há essa denominação, mas a quarta idade existe e em São Caetano tem atenção especial. O público composto por pessoas com mais de 80 anos passa a contar com o Programa Conviver Melhor na Quarta Idade, lançado na manhã de ontem, no Cise (Centro Integrado de Saúde e Educação) João Castaldelli, no bairro Olímpico. De acordo com o Censo 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 5.238 pessoas se enquadram nesse perfil no município.

Na ocasião, o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e o secretário municipal de Saúde, Mario Chekin, inauguram sala de Wiiterapia no Cise, onde pacientes poderão utilizar o videogame como ferramenta complementar nos exercícios de reabilitação e fisioterapia, tendo jogos interativos como mecanismo para auxiliar nos tratamentos.

Foi inaugurado também espaço voltado à naturologia, em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, da Capital. No local, alunos em estágio proporcionarão tratamentos como cromoterapia, acupuntura, aromaterapia e massagens.

A Prefeitura assinou ainda convênio com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), que oferecerá mão de obra por meio do curso de extensão de Acompanhante de Idosos. As inscrições começam no próximo mês.

“A quantidade de pessoas com mais de 80 anos que dependem dos cuidados de familiares e amigos aumentou e, preocupados com isso, vamos disponibilizar quem cuide delas. Estamos fazendo levantamento para verificar a quantidade de acamados para levar os cuidadores até suas casas”, falou o chefe do Executivo, ressaltando que a expectativa de vida na cidade é superior à média nacional: no Brasil, o índice de longevidade é de 73,9 anos; em São Caetano, 78,2. “Estamos trazendo as pessoas de volta ao convívio social”, ressaltou Chekin.

Dona Aparecida Condutta, que completará 80 anos em outubro, entrando para a quarta idade, acha que a iniciativa de São Caetano deveria ser estendida às demais cidades da região. “Todas precisam ter essa preocupação com a qualidade de vida dos idosos, pois todos um dia serão da terceira e, quem sabe, da quarta idade.”

Cidade pode ter Farmácia de Alto Custo

O secretário de Saúde de São Caetano, Mario Chekin, disse ontem que a cidade deverá ter, até o fim de setembro, uma unidade da Farmácia de Alto Custo, do governo estadual. Pacientes de toda a região dependem hoje do equipamento instalado no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André. Por conta da demanda, a população enfrenta grandes filas para pegar os medicamentos que necessita.

Segundo Chekin, a Secretaria de Estado da Saúde enviou ofício ao município, na quarta-feira, comunicando a implantação do equipamento. “Recebemos ofício do governo do Estado, anuindo que fará a farmácia de Alto Custo em São Caetano. Minha ideia inicial é que fosse no Centro de Saúde Doutor Manoel Augusto Pirajá da Silva, que fica na Rua Senador Roberto Simonsen, no Centro. Porém, ele entrará em reforma agora, então, penso em transferir para o Hospital São Caetano, que também é na área central, mas depois levá-la para o Pirajá.”

A Secretaria de Estado da Saúde não confirmou a instalação da Farmácia de Alto Custo na cidade, mas ressaltou que está à disposição para a ação. O departamento informou que a Pasta municipal entrou em contato questionando sobre os procedimentos para instituir uma unidade e a Assistência Farmacêutica enviou ofício com as orientações.

Ainda de acordo com a Pasta, cabe ao município apresentar projeto e, a partir disso, começar a negociação. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;