Fechar
Publicidade

Diarinho

Publicado em domingo, 30 de outubro de 2011 às 07:00 Histórico

Qual o maior órgão do corpo humano

A pele é o maior órgão, pois envolve o corpo inteiro. Corresponde a 7% do peso total do homem. Se esticar a de um adulto dá para cobrir área de até 2 m². No entanto, se fosse estendida, não teria a mesma textura e espessura em todas as partes. A pálpebra, por exemplo, é bem fininha, com cerca de 0,4 mm. Já a planta dos pés é mais grossa, podendo ter 2 mm.

Sobre as articulações, como joelho e cotovelo, há pregas (pequenas sobras de pele) que permitem flexibilidade, e nos dedos ajudam a fazer o movimento de agarrar. Apesar de ser estreitinha, é dividida em três partes. A epiderme é a que podemos ver. É composta por células mortas ou prestes a morrer que são achatadas e dispostas como se formassem uma parede de tijolos. Renova-se o tempo todo, mas quase nunca percebemos. Uma pessoa chega a perder 1 g de pele por dia.

A derme é a camada do meio, na qual ficam os vasos sanguíneos, folículo piloso (onde nascem os pelos), elastina (substância que dá elasticidade), nervos sensitivos (responsáveis pelo tato), glândulas sebáceas (hidratam e protegem a pele) e sudoríparas (permitem a transpiração). Nela, o organismo acumula água que pode ser usada em caso de emergência.

A camada mais profunda é a hipoderme, composta por células gordurosas que protegem os órgãos internos contra batidas e machucados.

Pele tem muitas funções

A pele tem várias funções. Serve para impedir que micro-organismos entrem no nosso corpo. Também protege as partes internas - mais sensíveis - de machucados. Regula a temperatura e elimina substâncias tóxicas por meio das glândulas sudoríparas. Existem dois tipos: as écrinas, espalhadas por todo o corpo, eliminam o suor pela pele; já as apócrinas ficam principalmente nas axilas e são responsáveis pelo cheirinho de cecê.

Por meio do tato, a pele capta informações do ambiente como calor, frio e pressão. Também é responsável por produzir vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos para deixá-los fortes. Além disso, tem os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento natural que também dá cor aos pelos. A quantidade dessa substância é que determina a cor da pele das pessoas. Quem é negro tem mais melanina do que alguém branco.

A principal função da melanina é nos proteger da radiação do sol, que em excesso pode causar queimaduras e até câncer de pele. Quando vamos à praia, por exemplo, o organismo aumenta a fabricação da substância. Assim, a pele escurece, ficando bronzeada. Às vezes, a produção é maior em alguns melanócitos, dando origem às sardas, pequenas pintinhas escuras. Temos de passar protetor solar sempre que ficamos expostos ao sol durante muitas horas.

A impressão digital é formada por linhas na ponta dos dedos. Não se repetem em ninguém nem mesmo em irmãos gêmeos idênticos. Por ser uma forma de identificação, carimbamos o dedo em documentos como o RG.

E qual é o menor órgão?

O menor órgão do corpo humano é a glândula pineal. Tem entre 5 e 8 mm, o tamanho de uma ervilha. Fica no centro do cérebro e é responsável por produzir a melatonina, hormônio que controla o sono. Seu funcionamento é estimulado pela escuridão e deixa de funcionar na claridade, ou seja, é produzida durante a noite.

Antigamente sua função não era conhecida. Estudiosos acreditavam que era apenas uma bolinha no meio da cabeça, sem utilidade. René Descartes, filósofo do século 16, dizia que a glândula pineal era a casa da alma humana e permitia as pessoas terem contato com fenômenos paranormais.

Lauryn Nunes do Nascimento, 10 anos, de São Bernardo, achava que o coração era o maior órgão, já que é muito importante, pois tem a função de bombear o sangue para todas as partes do corpo. Na escola, a menina adora estudar as matérias que explicam como o organismo humano funciona. Mas achou estranho quando descobriu a resposta para sua dúvida. "Não sabia que a pele era um órgão."

Consultoria da endocrinologista Maria Angela Zaccarelli Marino e da dermatologista Daniela Presente Taniguchi, da Faculdade de Medicina do ABC



Veja Também

Tags


Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC