Fechar
Publicidade

Sábado, 20 de Dezembro

|

Max º Min º
Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Diarinho

Publicado em domingo, 30 de outubro de 2011 às 06:00 Histórico

Qual o maior órgão do corpo humano

A pele é o maior órgão, pois envolve o corpo inteiro. Corresponde a 7% do peso total do homem. Se esticar a de um adulto dá para cobrir área de até 2 m². No entanto, se fosse estendida, não teria a mesma textura e espessura em todas as partes. A pálpebra, por exemplo, é bem fininha, com cerca de 0,4 mm. Já a planta dos pés é mais grossa, podendo ter 2 mm.

Sobre as articulações, como joelho e cotovelo, há pregas (pequenas sobras de pele) que permitem flexibilidade, e nos dedos ajudam a fazer o movimento de agarrar. Apesar de ser estreitinha, é dividida em três partes. A epiderme é a que podemos ver. É composta por células mortas ou prestes a morrer que são achatadas e dispostas como se formassem uma parede de tijolos. Renova-se o tempo todo, mas quase nunca percebemos. Uma pessoa chega a perder 1 g de pele por dia.

A derme é a camada do meio, na qual ficam os vasos sanguíneos, folículo piloso (onde nascem os pelos), elastina (substância que dá elasticidade), nervos sensitivos (responsáveis pelo tato), glândulas sebáceas (hidratam e protegem a pele) e sudoríparas (permitem a transpiração). Nela, o organismo acumula água que pode ser usada em caso de emergência.

A camada mais profunda é a hipoderme, composta por células gordurosas que protegem os órgãos internos contra batidas e machucados.

Pele tem muitas funções

A pele tem várias funções. Serve para impedir que micro-organismos entrem no nosso corpo. Também protege as partes internas - mais sensíveis - de machucados. Regula a temperatura e elimina substâncias tóxicas por meio das glândulas sudoríparas. Existem dois tipos: as écrinas, espalhadas por todo o corpo, eliminam o suor pela pele; já as apócrinas ficam principalmente nas axilas e são responsáveis pelo cheirinho de cecê.

Por meio do tato, a pele capta informações do ambiente como calor, frio e pressão. Também é responsável por produzir vitamina D, que fixa o cálcio nos ossos para deixá-los fortes. Além disso, tem os melanócitos, células que produzem a melanina, pigmento natural que também dá cor aos pelos. A quantidade dessa substância é que determina a cor da pele das pessoas. Quem é negro tem mais melanina do que alguém branco.

A principal função da melanina é nos proteger da radiação do sol, que em excesso pode causar queimaduras e até câncer de pele. Quando vamos à praia, por exemplo, o organismo aumenta a fabricação da substância. Assim, a pele escurece, ficando bronzeada. Às vezes, a produção é maior em alguns melanócitos, dando origem às sardas, pequenas pintinhas escuras. Temos de passar protetor solar sempre que ficamos expostos ao sol durante muitas horas.

A impressão digital é formada por linhas na ponta dos dedos. Não se repetem em ninguém nem mesmo em irmãos gêmeos idênticos. Por ser uma forma de identificação, carimbamos o dedo em documentos como o RG.

E qual é o menor órgão?

O menor órgão do corpo humano é a glândula pineal. Tem entre 5 e 8 mm, o tamanho de uma ervilha. Fica no centro do cérebro e é responsável por produzir a melatonina, hormônio que controla o sono. Seu funcionamento é estimulado pela escuridão e deixa de funcionar na claridade, ou seja, é produzida durante a noite.

Antigamente sua função não era conhecida. Estudiosos acreditavam que era apenas uma bolinha no meio da cabeça, sem utilidade. René Descartes, filósofo do século 16, dizia que a glândula pineal era a casa da alma humana e permitia as pessoas terem contato com fenômenos paranormais.

Lauryn Nunes do Nascimento, 10 anos, de São Bernardo, achava que o coração era o maior órgão, já que é muito importante, pois tem a função de bombear o sangue para todas as partes do corpo. Na escola, a menina adora estudar as matérias que explicam como o organismo humano funciona. Mas achou estranho quando descobriu a resposta para sua dúvida. "Não sabia que a pele era um órgão."

Consultoria da endocrinologista Maria Angela Zaccarelli Marino e da dermatologista Daniela Presente Taniguchi, da Faculdade de Medicina do ABC



Veja Também

Tags

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook! Lembre-se que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Diário do Grande ABC



Revista Playboy Revista Sexy Palmeiras Corinthians São Paulo Santos Portal Santo André Portal São Bernardo Portal São Caetano Portal Diadema Portal Ribeirão Pires Portal Mauá Portal Rio Grande da Serra Portal Grande ABC Ronan Maria Pinto Notícias Regionais Verdão TV Política Regional Vídeos de Santo André no ABC Paulista Vídeos de São Bernardo no ABC Paulista Vídeos de São Caetano no ABC Paulista Vídeos de Diadema no ABC Paulista Vídeos de Mauá no ABC Paulista Vídeos de Rio Grande da Serra no ABC Paulista Vídeos de Ribeirão Pires no ABC Paulista Notícias do dia 20 do 12 de 1999 Notícias do dia 20 do 12 de 2000 Notícias do dia 20 do 12 de 2001 Notícias do dia 20 do 12 de 2002 Notícias do dia 20 do 12 de 2003 Notícias do dia 20 do 12 de 2004 Notícias do dia 20 do 12 de 2005 Notícias do dia 20 do 12 de 2006 Notícias do dia 20 do 12 de 2007 Notícias do dia 20 do 12 de 2008 Notícias do dia 20 do 12 de 2009 Notícias do dia 20 do 12 de 2010 Notícias do dia 20 do 12 de 2011 Notícias do dia 20 do 12 de 2012 Notícias do dia 20 do 12 de 2013 Notícias do dia 20 do 12 de 2014 Trânsito Santo André Trânsito São Bernardo Trânsito São Caetano Trânsito Mauá Trânsito Diadema Trânsito Ribeirão Pires Trânsito Rio Grande da Serra Tags das notícias