Memória Titulo Memória
O adeus do escritor maior do Grande ABC
Ademir Medici
21/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Guido Fidelis

(Altinópolis, SP, 25-2-1939 – São Paulo 16-8-2014)

Jornalista, escritor, advogado. Um poeta da prosa, toda prosa de um poeta. Livre pensador, Guido Fidelis parte calmamente como viveu, sem estardalhaço. Deixará partido o coração de tanta gente que aprendeu a admirar o escritor maior do Grande ABC.

Quando o rádio do Grande ABC deu seus primeiros passos, Guido Fidelis colaborou escrevendo e interpretando novelas e notícias. Há uma foto dele e de colegas, do fim da década de 1950, radiofonizando um teatro pelas ondas nem tão potentes da Rádio Independência, de São Bernardo. Uma foto referência da memória local incluída no livro Programa de Auditório.

Agora, a notícia, transmitida por sua filha, Lara, jornalista como o pai e a mãe, a querida Virginia Pezzolo. A notícia mais difícil que Lara redigiu, certamente com lágrimas nos olhos e no coração.

Texto: Lara Fidelis

Papai faleceu aos 75 anos, no Hospital Samaritano, em São Paulo, vítima de série de complicações após cirurgia para correção de uma fratura na coluna.

Radicado desde a infância em Santo André, o paulista Guido Fidelis deixa um importante legado de mais de 30 livros, entre ficção, pensamentos e obras técnicas. Nem ele mesmo sabia ao certo o número de livros publicados, participações em antologias e textos espalhados pelo Brasil.

Na incontável quantidade de trabalhos publicados em jornais, revistas e coletâneas diversas, destaque para um campeão de sucesso e de vendas, Histórias sobre Ética, da coleção Para Gostar de Ler, na qual faz parceria com autores como Lygia Fagundes Telles, Lourenço Diaféria e Moacyr Scliar, entre outros renomados cronistas.

Foi também o primeiro escritor de Santo André indicado para o maior prêmio da literatura nacional, o Prêmio Jabuti, ao qual concorreu em 1988 com o livro A Morte Tem Lábios Vermelhos.

Em 2012 foi vencedor do importante ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo), com o livro Enquanto Dormem as Crianças.

Participou de inúmeras atividades sociais, políticas e culturais desde fins da década de 1950. Jornalista já naquela época, atuando na sucursal do famoso jornal Última Hora, em Santo André, participou da fundação da Ausa (Associação dos Universitários de Santo André), primeira entidade estudantil reconhecida na região, sendo ainda assessor de comunicação de vários prefeitos, atuando assim no coração do principal centro de decisões da cidade.

Durante vários anos, Guido Fidelis assinou crônicas semanais – e muitas até diárias – no Diário, tido sempre como um dos fatores da inegável popularidade do jornal, que acabou também atingindo o autor, reconhecido em todos os lugares sempre que se identificava pelo nome.

Nos últimos 30 anos, dedicou-se profissionalmente ao Sinicesp (Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo), atuando como gerente de comunicação. No entanto, antes disso já prestava serviços à entidade como assessor de imprensa e depois como secretário-geral. Foi assessor de comunicação da extinta Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), trabalho que o levou a conhecer todos os cantos do Brasil que tanto amava.

Papai e mamãe eram casados há 50 anos. Ela, sua musa inspiradora. Construíram uma relação de amor, respeito e cumplicidade. Como filha única, dei-lhe os netos gêmeos Victor e Maria Eugênia, sua maior alegria, hoje com 11 anos.

Guido Fidelis teve uma bela vida e deixa um legado de integridade e dedicação à família, ao trabalho e à literatura. Na sua herança está um livro inédito de pensamentos e pequenos contos. Será editado pela RG Editores como última homenagem àquele que tanto amou as palavras.

ADEUS

Será realizada hoje, às 12h45, missa em homenagem a Guido Fidelis, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, à Avenida Brasil, esquina com Avenida Europa, em São Paulo. A missa de sétimo dia será amanhã, às 19h30, na igreja de Santo Antonio, na Vila Alpina, em Santo André.

Em 12 de maio de...

1914 – A guerra na Europa. Manchete do Estadão: os russos ocupam duas cidades alemãs, os japoneses ameaçam Kiau-Chau.

1969 – Solenidade pública altera o nome da Rua da Glória, na Vila Assunção, para Rua Dr. Celso Gama, em homenagem ao médico que criou o Hospital Cristóvão da Gama, em Santo André.

1974 – Prefeita Irineia José Midoli, de Rio Grande da Serra, tenta, em Brasília, a anexação de Paranapiacaba ao seu município.

Com show de Nelson Ned, é inaugurado, em São Bernardo, o Riachuelo Shopping, considerado o maior magazine da cidade, no espaço do antigo Cine Anchieta.

Em defesa do Arquivo Público – 4

Um roteiro para os municípios

Depoimento: Ieda Bernardes Pimenta, diretora técnica do DGSAESP (Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo)

O DGSAESP publicou um livro com um roteiro para a organização de arquivos públicos pelos municípios. São 1.800 séries documentais, que em geral qualquer município produz. Na publicação aparece o tempo que se deve guardar os documentos e quais os que merecem ser preservados.

A constituição do acervo histórico começa na produção. A política de preservação, de constituição de acervos históricos, depende da gestão documental. É neste momento que é definido o que tem quer ser preservado ou não. Não se pode ficar aguardando o tempo passar, esperar os documentos ficarem velhinhos, amarelados, com mais de 30 anos.

Não, é agora. Na hora em que o documento está nascendo, reflete-se sobre o valor probatório informativo que ele tem. O valor real do documento nasce com a edição do documento.

Amanhã, a quinta aula

Preservação e gestão

Diário há 30 anos

Terça-feira, 21 de agosto de 1984 – ano 27, nº 5602

Manchete – Figueiredo (João, presidente da República) demite quem não apoiar candidatos do PDS

São Bernardo – Cidade da Criança ganha novo brinquedo: o pequeno mundo encantado.

São Caetano – Prefeito Walter Braido pede socorro ao governo federal.

Futebol – Pelo Campeonato Paulista, domingo, no Estádio Bruno Daniel: Santo André 1, Taquaritinga 0. O gol foi marcado por Barbosa, de cabeça, no último minuto de jogo.

Esportes – Diário realiza a segunda olimpíada, envolvendo colaboradores do jornal e da rádio. As equipes: Lidão, Carimbadores, Grafite, Caixa Alta, Carga Pesada, Programada, Estouro, Areia, Revelação e Módulo.

Hoje

- Dia da Habitação

- Dia da Juventude

Santos do dia

- São Pio X (Riese, Itália 1835 – Roma 1914). Foi papa de 1903 até a sua morte. Seu lema, Tudo restaurar em Cristo.

- Ciríaca

- Humbelina

- Teocleta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;