Setecidades Titulo Redação
Desafio discute
qualidade de vida

Oitava edição do concurso literário promovido
pelo Diário alcançará marca de 1 mi de textos

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
20/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e adultos) das 230 escolas do Grande ABC participantes da oitava edição do Desafio de Redação colocarão no papel suas impressões sobre Qualidade de vida hoje, saúde no futuro, tema escolhido para nortear o concurso literário deste ano. O evento foi lançado na tarde de ontem em cerimônia realizada na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

No ano em que baterá a marca de 1 milhão de redações escritas – foram contabilizados 970 mil textos em sete anos –, o Desafio de Redação contará com uma novidade. Trata-se de 14 palestras sobre dez especialidades médicas ministradas por profissionais do Hospital Brasil. Dessa forma, estudantes de duas escolas de cada uma das sete cidades acompanharão explanação com conselhos para práticas de qualidade de vida e dicas de prevenção de doenças no dia a dia durante 50 minutos.

A aplicação das provas começa no dia 1º de setembro em 12 escolas de São Bernardo e termina no dia 10 de outubro. O concurso conta com sete categorias, divididas de acordo com a faixa etária dos alunos. Os autores das melhores redações serão premiados com bicicletas, televisores e notebooks. O grande prêmio, uma bolsa de estudos integral para graduação na USCS, é destinado à melhor redação produzida por aluno do 3º ano do Ensino Médio.

“Essa é mais uma oportunidade de a gente dar a chance de os alunos poderem colocar no papel o que pensam sobre um tema absolutamente atual, que é a qualidade de vida e a saúde”, ressalta o diretor de Redação Sérgio Vieira. De acordo com o jornalista, o assunto se torna importante à medida que observamos alta de 17,9% na expectativa de vida do brasileiro entre 1980 e 2013, passando de 62,7 anos para 73,9 anos. “O Diário mostra mais uma vez seu protagonismo por estar atento aos assuntos do cotidiano do cidadão e proporcionar discussões como essa.”

O reitor da USCS, Marcos Sidnei Bassi, lembra que durante os últimos sete anos, o evento estimulou os alunos a discutirem temas como alcoolismo, drogas, água e o futuro. “Entendemos que a Educação é algo sistêmico e que não nos basta apenas cuidar do Ensino Superior. Quando preparamos o jovem no Ensino Fundamental e Médio, facilitamos nosso trabalho, porque o aluno chega à graduação mais consciente.”

Para a diretora substituta da regional de Saúde da Grande São Paulo, Maria de Fátima Sanches, o evento corresponde à equação que soma Educação, Saúde e comunicação. “É um trio infalível e que certamente terá resultado interessante.”

Na visão do diretor-geral da Rede D’or, Luiz Sérgio Santana, a construção da saúde no futuro passa por qualidade de vida no presente, por isso a relevância das palestras. “Quem sabe não nos deparamos com futuros médicos, fisioterapeutas, nutricionistas entre os participantes”, destaca.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;