Economia Titulo Impasse
Proema entra no 20º dia de paralisação

Metalúrgica de São Bernardo realiza hoje assembleia a portas fechadas com sindicato

Renato Gerbelli
Especial para o Diário
19/08/2014 | 07:20
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Os trabalhadores da metalúrgica Proema, de São Bernardo, entraram hoje no 20º dia de greve. Para finalmente tentar encerrar a paralisação, de acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, os trabalhadores e representantes da própria entidade farão assembleia com as portas fechadas hoje pela manhã.

Procurado, o diretor executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e coordenador da entidade em São Bernardo, Nelsi Rodrigues, o Morcegão, que está cuidando das negociações, não foi encontrado para comentar o que será discutido no encontro.

A Proema, que conta com quadro de cerca de 590 funcionários, está com salários atrasados, além de dever férias e também não depositar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) dos funcionários já há alguns anos, segundo Morcegão já havia adiantado ao Diário há pouco mais de uma semana.

A metalúrgica também não está cumprindo acordo judiciário para o pagamento de verbas rescisórias dos cerca de 300 demitidos desde o início de 2013. A proposta, de quitar o montante em 17 vezes, não foi cumprida.

Até agora, a companhia, que produz sistemas automotivos (colunas de direção, comando de câmbio, pedais e outros itens), apenas fez a liberação de verba “simbólica” de R$ 500 para cada funcionário desde o início da paralisação, que começou no dia 31 de julho.

Segundo representantes do sindicato, a falta de investimento da metalúrgica para atualizar seus produtos a novas exigências do mercado contribuiu para que a empresa chegasse na situação em que está atualmente. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;