Setecidades Titulo Concurso
Desafio de Redação chega à oitava edição

Concurso promovido pelo Diário espera alcançar neste ano 1 milhão de textos

Por Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
17/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Chegou a hora de os alunos do Grande ABC colocarem em prática a arte da escrita. O tema da oitava edição do Desafio de Redação será apresentado ao público na terça-feira, em evento no campus Centro da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), na Rua Santo Antônio, 50.

A expectativa para a edição deste ano é alcançar o número de 1 milhão de redações escritas. Em sete anos de concurso, foram contabilizados 970 mil textos elaborados por estudantes das sete cidades do Grande ABC. A aplicação das provas começa no dia 1º de setembro e deve percorrer em torno de 230 escolas da região.

O concurso conta com sete categorias, divididas conforme a faixa etária dos participantes. Os autores das melhores redações levam para casa bicicletas, televisores, notebooks, além do grande prêmio: uma bolsa de estudos integral para graduação de livre escolha na USCS, destinada à melhor redação produzida por aluno do 3º ano do Ensino Médio.

Para o professor e coordenador da Cidap (Coordenadoria de Integração, Desenvolvimento e Apoio Profissional) da universidade, Joaquim Celso Freire, o concurso é importante porque promove o debate de temas que fazem parte do cotidiano da região. “Estimular que o jovem, a escola e as famílias discutam aquilo que interfere diretamente em suas vidas contribui para um melhor entendimento da questão, além de também estimular a busca por alternativas para melhorar o mundo em que vivemos.”

Freire destaca ainda a importância do desafio para a prática da escrita. “As novas tecnologias fazem com que o jovem escreva cada vez menos. As telinhas dizem para a nossa juventude que ela não precisa saber a Língua Portuguesa. Mas, além de ser importante para passar no vestibular, conhecer as formas de colocar as ideias e argumentos no papel é algo importante para a vida.”

Para a coordenadora de Marketing do Diário, Cláudia Zeber, o concurso está no caminho certo. “Trata-se de uma iniciativa que veio para ficar. Nossa expectativa é bater o recorde de textos nesta oitava edição.”

O diretor de Redação Sérgio Vieira destaca que a realização de mais um Desafio mostra o protagonismo do Diário não só no sentido de noticiar os fatos do Grande ABC, mas também de promover o debate de soluções e alternativas para as ações da sociedade. “Ao longo desses anos, quase 1 milhão de jovens escreveram mais e pensaram a respeito de temas importantes para o desenvolvimento regional. O concurso faz o jovem refletir e colocar suas ideias no papel por meio da escrita”, garante.

SÉTIMA EDIÇÃO

No evento do ano passado, a grande vencedora da categoria do 3º ano do Ensino Médio foi a estudante do Sesi 416, de São Bernardo, Grazielli Yara Silva. A jovem produziu o melhor texto com o tema 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo? Foram distribuídos outros 58 prêmios para os melhores textos de cada categoria.

O concurso é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;