Economia Titulo Seu bolso
Passagem aérea é
mais cara na segunda

Embarcar no sábado é 25% mais barato, aponta
pesquisa da agência de viagens on-line ViajaNet

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
16/08/2014 | 07:18
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Divulgação


O preço das passagens aéreas pode variar de acordo com o dia da semana escolhido para o embarque. Levantamento da agência de viagens on-line ViajaNet mostra que, na segunda-feira, o bilhete costuma sair em torno de 30% mais caro do que se a pessoa optar por pegar o voo no sábado. E a média geral de preços indica que a passagem para sair no último dia da semana é cerca de 25% mais em conta em relação ao resto da semana, segundo o estudo.

Há percursos em que isso é ainda mais vantajoso, aponta a empresa. O trecho Rio de Janeiro-João Pessoa, um dos mais caros do País, custa cerca de R$ 1.800 para quem embarcar na segunda e, se a viagem for no sábado, o trajeto sai 60% mais barato, ou cerca de R$ 730. O levantamento mostra que um dos percursos mais vantajosos é a ponte aérea Rio de Janeiro-São Paulo comprada hoje para embarque em novembro, para esse dia da semana, por cerca de R$ 50.

A diferença de preços, nesses casos, reflete a maior procura dependendo do dia, diz o gerente de marketing da ViajaNet, Gustavo Mariotto. No caso da segunda, a data é a preferida para a volta do turista e para a ida do executivo em viagem de negócios. Para viajar no sábado à tarde, o interesse diminui bastante, já que a pessoa deixa de aproveitar parte do fim de semana.

A antecedência de compra também pode influir no bolso, cita Mariotto. Ele afirma que, se a pessoa comprar o voo para o dia seguinte, ficará até 90% mais caro do que se comprasse com antecedência de três meses. O ideal, segundo o gerente, é adquirir com pelo menos 30 dias de antecedência em destinos domésticos e com três meses, para viagens internacionais.

DA REGIÃO - Fundada há cinco anos em São Caetano, a ViajaNet, hoje com 200 funcionários, registrou crescimento vertiginoso inicialmente e, neste ano, entrou em ritmo mais “normal”. “No primeiro ano, chegamos a 400% de crescimento, no segundo e terceiro, 150%, no quarto, 80%, e agora, 20% ao ano”, diz Mariotto.

O foco, desde o início, foi a venda de passagens aéreas, pela internet e por telefone. Para quem quer comprar estadia em hotéis, a ViajaNet tem parceria com a Booking.com, site de comércio eletrônico de hospedagem que atua no mundo todo. Para reservas de locação de carros, fechou recentemente acordo com a rentalcars.com, uma das maiores desse ramo no mundo.

Mariotto assinala ainda que cada produto (passagem aérea, hospedagem, aluguel de veículo) tem uma particularidade. “A gente entende que é melhor se especializar”, diz. Há outros concorrentes de peso, como a Decolar.com e a CVC. Apesar disso, o gerente cita que o mercado é bastante pulverizado, criando oportunidades para o portal e para o consumidor ter opções na hora de escolher sua viagem.
 




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