D+ Titulo D+
Qual é o médico do jovem?
Por Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
17/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O pediatra nos atende na infância e pode auxiliar durante a juventude. Mas há também outros médicos para essa fase da vida, como o hebiatra, especialista em adolescentes. Além de cuidar da saúde, ele tira dúvidas sobre o desenvolvimento do corpo, sexualidade, prevenção de doenças, e muitas outras.

No caso das meninas, é importante procurar o ginecologista entre 11 e 13 anos. Não precisa esperar a primeira menstruação para marcar a consulta. É normal sentir receio de ir ao médico, mas a visita é muito importante. Com ela, é possível descobrir e tratar infecções e distúrbios e evitar doenças e gravidez indesejada. As garotas podem acompanhar a mãe em uma consulta ao ginecologista para saber o que acontece dentro da sala.

Para esclarecer dúvidas, o D+ conversou com Fábio Muniz, ginecologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, e Flavia Calanca da Silva, hebiatra da Unifesp. Confira ao lado.

Meninos

D+ – Meninos também têm de ir ao médico na adolescência?

Flavia – Sim. Enquanto o garoto está se desenvolvendo, o ideal é fazer acompanhamento com o médico a cada quatro meses, se não tiver outro fator que justifique mais vezes. Caso o adolescente tenha um risco social importante (como lar desestruturado, familiares usuários de drogas e comportamento sexual de risco), acompanhamos mensalmente. Depois, precisa vir ao consultório a cada seis meses. Para quem tem mais de17 anos. a frequência ideal é pelo menos uma vez ao ano.

D+ – Na primeira consulta, ele deve ir sozinho ou acompanhado?

Flavia – A primeira consulta deve ser feita na companhia de um responsável, pois muitas informações importantes, em geral sobre a infância ou a família, o adolescente não sabe fornecer. No entanto, após essa conversa, pedimos para o acompanhante se retirar da sala. Assim, o paciente poderá tirar dúvidas que não deseja compartilhar com os pais. Depois, o adulto retorna ao consultório para receber um feedback, mas sempre respeitando o sigilo médico, exceto se o adolescente estiver em alguma situação de risco. Nas consultas sequenciais, o jovem pode entrar sozinho. É um processo que precisa ser respeitado.

D+ – Quais exames costumam ser pedidos?

Flavia – Para o adolescente que foi uma criança saudável e está crescendo dentro do esperado, solicitamos exames de rotina, como hemograma e ferritina (para observar as reservas de ferro), pois correm o risco de ter anemia se estiverem crescendo muito rápido. Jovens obesos precisam fazer mais exames. Se costuma praticar muita atividade física, pedimos cardiograma.

D+ – O médico pode esclarecer dúvidas

sobre características comuns da

adolescência, como espinhas e odor forte?

Flavia – Suor, chulé e espinhas são características comuns da adolescência que podem incomodar. Nos meninos, também é comum o aparecimento de mamas. Tudo isso pode deixar o jovem retraído e prejudicar seu desenvolvimento social. Mas existe tratamento. O médico hebiatra pode ajudar a encontrar a melhor solução.

Meninas

D+ – Como é a primeira visita ao ginecologista? É realizado algum exame?

Fábio – A primeira consulta é mais uma apresentação à adolescente sobre como ocorrem as transformações do seu corpo nessa fase. Exames complementares dependerão especificamente de alterações identificadas na consulta. O primeiro encontro é muito importante para mostrar que o ginecologista será um aliado para o cuidado com a saúde e questões ligadas à sexualidade e ao desenvolvimento do corpo.

D+ – Quais as principais dúvidas das meninas nessa primeira consulta?

Fábio – Em geral, são dúvidas relacionadas ao ciclo menstrual, como duração, presença de cólicas e quantidade de sangramento. E também sobre sexualidade, prevenção de doenças e métodos contraceptivos.

D+ – Como saber ao certo o número de dias do ciclo menstrual?

Fábio – Os hormônios que controlam o ciclo de cada mulher são produzidos pelos ovários sob regulação de uma região do cérebro chamada hipotálamo. Normalmente, o ciclo tem duração de 26 a 34 dias, variando de organismo. Consideramos o primeiro dia da menstruação como o início do ciclo, que é finalizado no primeiro dia da menstruação seguinte.

D+ – Tem de procurar o médico antes de usar anticoncepcional?

Fábio – Toda paciente deve passar por consulta com o ginecologista antes de iniciar uma pílula contraceptiva. Nessa consulta, o especialista avaliará muitos fatores, como o histórico médico da paciente e de familiares, identificará seu perfil e condições que contraindicam o uso de pílulas. É importante orientar o uso correto na intenção de diminuir os riscos para a saúde e explorar o máximo de benefícios, já que hoje as pílulas podem, além de prevenir a gravidez, amenizar a oleosidade da pele, melhorar cabelo e unhas, não levar a ganho de peso e aliviar a intensidade de cólicas e a TPM.

D+ – O que é o papanicolau?

Fábio – Trata-se de um exame no qual se usa uma haste parecida com um cotonete para colher células da região do colo uterino. Com isso, é possível avaliar se existe alguma manifestação atípica, que pode ou não ser uma lesão pré-maligna. Em geral, quando a paciente é virgem não precisa fazer o exame. Se necessário, a coleta será feita com cotonete.

Adolescência é fase de crescimento acelerado

A aceleração do crescimento só ocorre em duas fases da vida: na gestação, dentro do útero da mãe, e na puberdade. Por isso, é importante acompanhar com o médico em qual parte do desenvolvimento você se encontra. Dependendo da fase, o especialista pode indicar mudança na alimentação ou na rotina.

Por meio do exame físico, o especialista vai avaliar detalhes, como a posição dos pés, do rosto e a respiração. Também se atenta aos olhos, nariz, ouvidos, boca, pescoço, coração, pulmões, abdome, braços, pernas e coluna vertebral. Nos meninos, são observados o pênis e os testículos. Nas meninas, além da vagina, o ginecologista examina os seios.

Precisa prestar atenção no desenvolvimento de seu corpo

O jovem tem de ficar atento ao seu corpo. Se tiver dúvidas, o médico pode esclarecer e ajudar a entender melhor seu desenvolvimento. As meninas devem prestar atenção ao período menstrual e identificar se tem muita cólica, sangramento irregular e demais situações que interferem no dia a dia.

O aparecimento de características sexuais (como mamas, pelos pubianos e menstruação) antes dos 9 anos pode significar puberdade precoce. Se não aparecer até os 16 anos, deve ser investigado pelo médico.

Ao iniciar a vida sexual, lembre-se dos métodos que existem para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e gravidez não programada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;