Interação Titulo Interação
O CHA dos pais

Quem já fez algum curso relacionado à área de gestão e/ou negócios...

Carlos Ferrari
09/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Quem já fez algum curso relacionado à área de gestão e/ou negócios, com certeza já ouviu falar na ‘matriz CHA’. Trata-se de um acrônimo que agrega as palavras: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Há quem proponha outras configurações para a matriz, envolvendo mais letras e palavras. Neste caso, porém, confesso ser conservador, acreditando que a forma como conheci e agora lhes apresento neste texto, o CHA se faz completo, pois contempla boa estrutura que nos desafia a realizar autoavaliação ou a buscar novos caminhos rumo à melhoria continua dos três elementos.

As vésperas do Dia dos Pais, decidi me valer do CHA para reverenciar nossos eternos super-heróis. Acabei tendo essa ideia depois de me emocionar pensando o quanto os conhecimentos, habilidades e atitudes de meu pai foram e são fundamentais na constituição do meu caráter e, ao mesmo tempo, o quanto a qualidade do meu CHA pode ser decisiva para os atuais e futuros passos de minha pequena filha prestes a comemorar 4 anos.

Sem qualquer formação acadêmica, mas com grande acúmulo de vida, meu pai, desde cedo, me transmitiu inúmeros conhecimentos, dentre os quais destaco a importância de preservarmos e fortalecermos os vínculos familiares e comunitários. Claro que não foram com essas palavras que ele me ensinou tudo isso, mas foi, sim, esta a mensagem que me fez perceber o quanto me tornei forte por investir amor, comprometimento e tempo para assegurar qualidade nas minhas relações.

Foi me espelhando em meu pai que desenvolvi atitude proativa e disciplinada frente aos desafios profissionais. Minhas mais remotas memórias já registram toda a dedicação, compromisso e envolvimento de meu pai com o seu trabalho, superando o cansaço, as frustrações e as dificuldades eventuais, como mau tempo, distância, festas perdidas, entre outras.

Ainda não desenvolvi as habilidades na cozinha e, tampouco, para pequenos serviços de manutenção doméstica com o nível de qualidade imprimida pelo Sr. Tião. Contudo, é muito inspirado por ele que, às vezes, me arrisco a fazer um pão, já que meu velho já foi padeiro.

Cresci especialista em moda caipira, aprendendo com meu pai dezenas de canções, causos e nomes de personagens que marcaram esse componente cultural nacional. Peguei gosto pela pesca, aprendi a por isca no anzol e, mesmo sem enxergar e sabendo que nunca irei dirigir, meu pai fez questão de me transmitir toda a sua técnica para troca de pneu e outras pequenas coisas relacionadas a automóveis.

Educamos e aprendemos por meio dos pequenos e grandes exemplos, e é essa a constatação que por si só já nos faz valorizar nosso CHA de cada dia. Às vezes me pego, por exemplo, buscando mostrar para minha filha a beleza das letras e melodias de Toquinho, a simplicidade empolgante de festas folclóricas e regionais como as quadrilhas juninas e os bois de Parintins. Não posso negar que procuro estimular o gosto pela música, permitindo e promovendo o contato com meu velho violão, além, é claro, de provocar sempre a relação dela com bons textos, por meio de uma boa contação de histórias.

Às vezes, assim como água no chopp, acabamos vendo nosso CHA extremamente contaminado por elementos externos como funk, pagode e uma porção de outras músicas chiclete. Tudo muito natural, visto que a gente tenta evitar, mas não se pode criar os filhos em uma bolha.

Neste Dia dos Pais quero celebrar, vivendo e relembrando tantos – e bons – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que meu pai tem até hoje compartilhado, materializando assim toda a expressão do amor e da consciência do valor dessa relação entre pais e filhos. Quero curtir minha princesinha, fazendo de nossos momentos boas oportunidades para transmissão de elementos que espero, um dia, sejam valorizados e reconhecidos por ela.

Parabéns para nós, papais! 

Carlos Ferrari é presidente da Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência), faz parte da diretoria executiva da ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) e é atual integrante do CNS (Conselho Nacional de Saúde).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;