Política Titulo DGABC Pesquisas
Paulo Pinheiro ganha nota 4,3 de eleitorado

Prefeito de São Caetano tem segunda queda consecutiva em sondagem do DGABC Pesquisas

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
04/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A administração do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), recebeu nota 4,3 e confirmou a tendência de queda de avaliação popular. O peemedebista caiu da segunda para a quinta posição entre os demais gestores da região. Essa é o segundo recuo consecutivo, pois, em novembro, recebeu nota 5,4 e, em junho, obteve média 6. Os dados são da sondagem feita pelo DGABC Pesquisas, requisitada pelo Diário.

O indicativo mostra, pela primeira vez, desgaste da imagem de Pinheiro junto à população. A associação positiva do prefeito que foi quatro vezes vereador conseguia evitar que questionamentos administrativos contaminassem sua popularidade. Prova disso é o crescimento acentuado da reprovação da gestão Pinheiro, que aumentou em 10 pontos percentuais. Em novembro, dados de rejeição contabilizavam 38,3% (15,5% ruim e 22,8 péssimo). Desta vez, 48,3% criticaram o governo peemedebista (16,3% ruim e 32% péssimo).

Apesar do cenário, a aprovação praticamente se manteve estável, com ligeira variação negativa. Foi de 25,1% (2,8% ótimo e 22,3% bom) em novembro para 24,5% (5% ótimo e 19,5% bom). O índice de regularidade do governo caiu de 33% para 26,5%. Em novembro, o indicativo de regular mais para ruim era de 16%. Hoje chega a 17,5%.

O resultado da pesquisa remete à situação política e administrativa do governo peemedebista. Pinheiro ganhou notoriedade por ter quebrado hegemonia de 30 anos de administrações do PTB ao vencer a ex-prefeiturável governista Regina Maura Zetone. Apesar de sempre bem avaliada, a imagem da sigla na cidade vinha sofrendo desgaste natural.

O prefeito, no entanto, passou o primeiro ano de sua gestão afirmando energicamente ter herdado dívida em restos a pagar de R$ 264,5 milhões do governo antecessor. Usou o argumento para justificar atraso de promessas de campanha.

A articulação política do peemedebista também apresentou problemas. Dos 19 vereadores da Câmara, a coligação do prefeito elegeu apenas três – dos demais, um venceu de maneira independente e os demais pela chapa adversária. Sem esforço do Paço, a maioria se colocou como governista, com exceção de Edison Parra (PHS) e Aparecido Inácio da Silva, o Cidão do Sindicato (Solidariedade).

Pinheiro não construiu amarras para manter a base coesa e viu nascer apoio de vereadores da cidade à dobrada dos deputados estaduais de São Bernardo Orlando Morando (PSDB), que tenta reeleição, e Alex Manente (PPS), que concorre a cadeira na Câmara Federal.

Para contrapor o projeto dos são-bernardenses, que é tido como o principal do município, o prefeito aposta na candidatura do captação da Polícia Militar licenciado Robinson Castropil (PMDB), que, entretanto, não tem unanimidade na bancada do PMDB da cidade

ANÁLISE
A avaliação em queda de Paulo Pinheiro também se explica na nota recebida por eleitores que declararam ter votado nele na eleição de 2012. Entre os que depositaram confiança do peemedebista, o trabalho de Pinheiro merece nota 4,6. Entre os que votaram em Regina Maura, o índice é de 3,6.

O chefe do Executivo registrou seu melhor desempenho no eleitorado com mais de 60 anos, que lhe conferiu média 4,5, mesma nota da população com idade de 16 a 24 anos.

O DGABC Pesquisas ouviu 400 moradores no dia 31. A margem de erro é de cinco pontos percentuais. O levantamento está registrado sob protocolo SP-00012/2014.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;