Memória Titulo Memória
São Vicente Curandeiro e a Igreja

Na Semana São Caetano 2014, Memória recua, novamente, um século

Ademir Medici
01/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Na Semana São Caetano 2014, Memória recua, novamente, um século para selecionar notícias da cidade publicadas pelo jornal O Estado de S. Paulo. E olha só quem encontramos: ele mesmo, Vicente Rodrigues Vieira, o curandeiro Vicente, que atraía peregrinos de todas as partes, inclusive de países da América do Sul, em busca de cura.

Na nota selecionada sobre ele observamos, uma vez mais, o entendimento que Vicente Rodrigues Vieira mantinha com o padre Luiz Capra, pároco da linha Santo André a São Caetano. Salve São Vicente, que também é o protetor espiritual desta página Memória e que está sepultado no cemitério do bairro Santa Paula.

Corria o ano de 1914...

- João Batista de Lima, com farmácia na Estação de São Caetano, estabeleceu aí um posto médico. O facultativo vem de São Paulo. Nele permanece das 7h às 10h, às segundas e quintas-feiras de cada semana (24 de junho).

- É esperado hoje da Europa, onde permaneceu por dois anos cursando uma das academias italianas, Armando Leal Pamplona, filho de Mariano Pamplona e um dos diretores da Companhia Melhoramentos de São Caetano (1º de julho).

- Para a festa em louvor ao santo Caetano, vigário padre Luiz Capra nomeou comissão formada por dona Lola Constantino, Serafim Constantino, João Domingos Perrela, Antonio Barile e José Mariano Garcia Junior. A festa será em 15 e 16 de agosto (1º de julho).

- Vicente Rodrigues Vieira, residente na Estação de São Caetano, autorizou o vigário da paróquia a mandar rebocar por sua conta uma grande parte da igreja local (1º de julho).

- Resolução da Câmara de São Bernardo: oficiar à Companhia Melhoramentos São Caetano, cientificando-a de que o seu oferecimento para, gratuitamente, iluminar a localidade à luz elétrica, foi tomado na devida consideração (11 de julho).

Serão disputados domingo, em São Caetano, dois jogos de futebol entre o Clube Atlético Vicentino, da Capital, e o Esporte Clube Rio Branco, equipe local (25 de julho).

A quinta leva: os imigrantes em São Caetano

Vicente D’Angelo baseou-se nas listas registradas por José de Souza Martins (Subúrbio, 1992, Arquivo Público do Estado de São Paulo) e foi a campo para relacionar os imigrantes que foram chegando em São Caetano nas diferentes levas.

D’Angelo localizou a quinta leva de passageiros, que segundo o professor Martins chegou ao Brasil entre abril e outubro de 1887.

São 17 famílias. D’Angelo identificou cinco delas: Perin, Scottà, Lorenzon, Tonucci e Gava. A partir de amanhã falamos de cada uma nesta Semana São Caetano.

No livro clássico de José de Souza Martins – Subúrbio. Vida Cotidiana e História no Subúrbio da Cidade de São Paulo: São Caetano, do fim do Império ao fim da República (Editora Hucitec, PMSCS). O autor relaciona as seis primeiras levas de imigrantes que chegaram à cidade, em sua maioria italianos. No total, 75 famílias.

Diário há 30 anos

Quarta-feira, 1º de agosto de 1984 – ano 27, nº 5585

Manchete – Tancredo não rompe com FMI e rejeita imposições; liberais lançam Sarney hoje a vice

Meio Ambiente – Estado anuncia combate à poluição industrial em Cubatão; chuva ácida castiga a Serra do Mar.

Olimpíadas – Brasil vence Argentina no vôlei masculino: 3 sets a 1.

Da obra de Mário Mastrotti, no Diário,

Cubinho em: FUTURO.

Ano: 1978.

Oficialmente, terminou ontem na Metodista a exposição das tiras do Cubinho. Memória espera que a mostra seja montada em outras instituições.

Nos anos de chumbo, o Diário, por seu editor-chefe e diretor de Redação, Fausto Polesi, teve a coragem de publicar um material que batia de frente com o regime militar. Salve o Cubinho e o seu criador.

Blog do Cubinho: http://personagemcubinho.blogspot.com

Em 1º de agosto de...

1889 – Inaugurada a estação ferroviária de Campo Grande, em Paranapiacaba.

1929 – Fundado o EC Vila Conceição, atual AA Diadema.

1934 – J. Hilmann, superintendente da empresa São Paulo Railway Company, expede circular oficializando a mudança do nome da estação São Bernardo para Santo André.

A íntegra da circular é a seguinte: “Faço público, de conformidade com a autorização do aviso número 2756, de 1º do corrente, do Exmo. Sr. Ministro da Viação e Obras Públicas, que esta companhia, atendendo a reiterados pedidos da Prefeitura Municipal de São Bernardo, mudou o nome da estação de São Bernardo para Santo André, ficando assim de acordo com a denominação do distrito em que se acha.”

Fonte: Folha do Povo, 26-8-1934, ano VII, nº 332. (Transcrição de Paschoalino Assumpção, em memória).

1969 – Primeiro grupo de funcionários da Prefeitura de São Caetano completa 20 anos de casa. Ingressaram como escriturários concursados. Permaneciam na ativa: Desidério Signori, Lazara Aparecida Cardieri, Alexandre Furlan Filho, Mario Oliveira Chomen Podolon, Joana Markowski Sâmara, José Luiz Marinaro, Horácio Louzada, Irene Martin, Hugo Passarela e Célia Negri Bueno.

Município Paulista

Aniversariam hoje: Bauru e Piracicaba.

- Bauru foi elevado a município em 1-8-1896, pela lei estadual nº 428, quando se desmembrou de Lençóis Paulistas. O nome significa ‘cesto de frutas’.

- Piracicaba adota como data de fundação o 1-8-1767. A elevação a município ocorre em 31-10-1821, com o nome de Vila Nova da Constituição. O nome Piracicaba foi adotado oficialmente em 1877, significando ‘lugar em que o peixe para’ e o slogan da cidade é Noiva da Colina.

Santos do dia

- Santo Afonso Maria de Ligório 1696-1787 Fundou a Congregação do Santíssimo Redentor Padres Redentoristas. Declarado, em 1950, padroeiro dos confessores e dos Teólogos de Teologia Moral.

- Esperança

- Caridade

Hoje

- Dia Mundial da Amamentação

- Dia do Cerealista

- Dia do Selo Postal Brasileiro

- Dia do Poeta de Literatura de Cordel 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;