Esportes Titulo Festa
Santo André leva a melhor e vence clássico contra o São Bernardo

No Bruno Daniel, Ramalhão faz 2 a 1 e assume liderança do Grupo 3 da Copa Paulista

Dérek Bittencourt e Thiago Bassan
31/07/2014 | 07:31
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O Santo André levou a melhor sobre o São Bernardo no clássico do Grande ABC realizado ontem à tarde, no Estádio Bruno Daniel, pela terceira rodada da Copa Paulista. O placar de 2 a 1 elevou a equipe para a primeira posição do Grupo 3, com sete pontos, deixando o Tigre em terceiro, com quatro.

O resultado ainda acabou com jejum de seis anos sem o Santo André vencer o rival – o último triunfo havia acontecido pela mesma Copa Paulista, em 2008. Assim, o histórico do clássico agora se igualou, com três vitórias para cada e um empate.

O resultado positivo desenhou-se de forma dramática para o time da casa. Em um Bruno Daniel que recebeu a presença de aproximadamente 1.000 torcedores (739 pagantes), os times não fizeram grande primeiro tempo e o Santo André ainda sofreu com fato raro no futebol: perdeu três jogadores lesionados em menos de 37 minutos de bola rolando – Jackson, Michael e Maicon, três meio-campistas, prejudicando o setor de criação andreense.

Até sofrer as baixas, o Ramalhão tinha criado duas chances de gol com Rodriguinho, a primeira em chute da entrada da área e a segunda em toque de letra. Jean Carlos, em cobrança de falta e num tiro à meia-distância, também levou perigo, mas pelo lado são-bernardense. No geral, foi só.

Com a entrada dos garotos Dudu, Guilherme Garré e Lucas Gomes – todos saídos da categoria de base ramalhina – a equipe do técnico Ivan Izzo demorou a se reorganizar em campo. Com isso, as bolas eram lançadas diretamente da defesa em busca de Müller e Rodriguinho. Do outro lado, a tarde pouco inspirada de Alex e Judson – bem como a forte marcação sobre Henan – minaram o Tigre. E, desta forma, a partida se arrastou até o intervalo.

Na segunda etapa, no entanto, lance logo no início incendiou a partida. No primeiro minuto, Müller disputou com a zaga e conseguiu tocar para o lado. Rodriguinho se adiantou a Kaique e com toque sutil encobriu Luiz Daniel: 1 a 0.

O gol pareceu ter atordoado o São Bernardo que, aos seis, escapou de levar o segundo. Em boa jogada do jovem lateral Paulo pela esquerda, a bola chegou até Rodriguinho, que desviou fraco, nas mãos do arqueiro adversário. Aos nove, porém, o Ramalhão ampliou. Müller Fernandes recebeu na intermediária, passou por um adversário, ajeitou e soltou a bomba, no canto.

A desvantagem são-bernardense no placar fez o técnico Edson Boaro lançar, quase de uma vez, três caras novas no time, casos de Romário, Felipe e Walterson. No entanto, a equipe demorou a sentir os efeitos da mudança. Abatida, partia ao ataque desorganizada e o máximo que conseguia era escanteios a favor. Foi assim que, aos 47, conseguiu diminuir, após cabeçada de Walterson. Mas não foi além.

Müller Fernandes celebra outro gol e artilharia da Copa Paulista

Atacante andreense chegou a três tentos no torneio e comemorou ter se desvencilhado da forte marcação do rival 

Dribles, passes, provocações, assistência e gol. A partida que o atacante Müller Fernandes fez ontem com a camisa do Santo André no clássico contra o São Bernardo pode facilmente ser uma das melhores já realizadas pelo clube. O camisa 9 literalmente infernizou os defensores adversários e depois de servir Rodriguinho no primeiro tento ramalhino, anotou golaço de fora da área, o segundo da equipe.

Com o tento marcado, chegou a três na Copa Paulista – deixou dois na goleada por 4 a 2 sobre o São José – e figura entre os principais artilheiros do torneio, ao lado de Maikon, do Joseense. Ontem, após a partida, o jogador celebrou mais uma boa apresentação e a consequente vitória do Ramalhão, superando forte marcação imposta pelos são-bernardenses.

“No início do jogo o treinador deles (Edson Boaro) pediu para dois jogadores ficarem em cima de mim, então quando eu dominava chegavam dois, três. Não tinha espaço. Mas sabia que em uma bola, um detalhe, poderia decidir o jogo. Consegui, fui feliz em um belo passe para o Rodriguinho e um belo gol”, destacou Müller.

MISSÃO CUMPRIDA

O técnico Ivan Izzo festejou sua primeira vitória em clássico no comando do Santo André. Após o triunfo diante do São Bernardo, o treinador transferiu os méritos para a equipe.

“Nos preparamos muito bem para o jogo. Tenho que parabenizá-los pela postura em campo, se comportaram muito positivamente na disposição tática e tiraram os pontos fortes do São Bernardo. Mesmo com a situação dos três jogadores lesionados no primeiro tempo, os atletas que entraram, casos do Garré, Lucas e Dudu, tiveram a mesma postura. Então, mérito total para eles (do grupo) pelo resultado”, disse Izzo.

Sobre as lesões de Michael, Maicon e Jackson ainda na primeira etapa, o treinador mostrou-se preocupado sobre a utilização do trio no domingo, contra o Atlético, em Sorocaba. “Normalmente, lesões musculares requerem cuidado. Vamos esperar a reapresentação amanhã (hoje). Foram medicados, vão começar tratamento, o doutor (Wayner de Leonardi) deve pedir exames e, a partir daí, vamos ter uma posição concreta do que vai vir sobre eles em termos de recuperação”, encerrou. 

Edson Boaro critica arbitragem e lamenta erros de passes do Tigre 

O técnico do São Bernardo, Edson Boaro, criticou a arbitragem por causa do primeiro gol do Santo André, marcado por Rodriguinho. O treinador alegou que houve falta no lance, não marcada pelo árbitro Clayton de Oliveira Dutra. 

“No lance do primeiro gol, ao meu ver, aconteceu uma falta não marcada em cima do nosso zagueiro, Fernando Lombardi. Tivemos que abrir mais a equipe e acabamos levando outro. Mas, se avaliarmos, o resultado mais justo seria o empate. Tivemos boa atuação no primeiro tempo e no segundo deixamos a desejar”, afirmou o treinador. 

Apesar de ter enfrentado uma equipe composta por jogadores mais rodados, Boaro analisou que o fator experiência não foi fundamental para o placar. “Nossa maior falha foram os erros de passes. Pecamos neste aspecto. Poderíamos também ter tocado mais a bola no segundo tempo para cansar o adversário, mas não fizemos isso.” 

O meia Jean Carlos lamentou o resultado. “Não estávamos em um bom dia. Levamos dois gols e quando conseguimos marcar, já não havia mais tempo para a reação”, disse. 

Encontro na entrada quase vira confusão entre torcidas rivais 

Por pouco, as torcidas de Santo André e São Bernardo não protagonizaram confusão na tarde de ontem. Logo que chegou ao Bruno Daniel, o ônibus que transportava torcedores do Tigre estacionou em local próximo a uma das organizadas do Ramalhão. Porém, assim que os torcedores das equipes começaram a trocar insultos, a Polícia Militar agiu rapidamente e evitou que as provocações virassem conflitos. 

Dentro do estádio também não ocorreram incidentes entre as torcidas. Mas nem por isso a rivalidade foi deixada de lado. Em maior número, os andreenses provocavam os torcedores do Tigre com gritos de “Dono do ABC”. Os são-bernardenses respondiam exaltando que a equipe é a única da região que está na Primeira Divisão do futebol estadual. 

“Hoje, o São Bernardo é um dos nossos maiores rivais, por causa de uma rixa quando a torcida deles se aliou à do São Caetano. É gostoso ganhar deles, não precisa nem ser campeão”, cutucou o torcedor do Santo André Rafael Morais de Oliveira. “Ganhamos deles em 2011 e ajudamos a empurrá-los para a Série A-2 daquele ano. Vencer o Santo André não é novidade para nós”, provocou o torcedor do Tigre, que se identificou como Panda. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;