Setecidades Titulo Educação
Santo André investe R$ 7 mi para incentivar estudantes a ler

Alunos do 2º ao 5º ano receberão kits com oito livros que poderão ser levados para cas

Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
31/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


A distribuição de livros para estudantes da rede municipal associada à formação de professores é a aposta da Secretaria de Educação de Santo André para incentivar a leitura. A administração andreense lançou, na noite de ontem, o projeto Planeta Leitura, que prevê investimento de R$ 7 milhões e contemplará alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental – com idade entre 7 e 10 anos.

A ideia do secretário de Educação da cidade, Gilmar Silvério, é estimular a cultura da leitura dentro das unidades de ensino. “O Brasil é um País cujo índice de leitura é pequeno. Cada brasileiro lê, em média, dois livros por ano. Precisamos resgatar esse hábito”, destaca.

Após realização de processo licitatório, a administração firmou convênio com a Carthago Editorial para o fornecimento das obras. Cada estudante receberá kit com oito títulos apropriados para sua idade e etapa do conhecimento. “O livro é do aluno. Ele vai levar para casa e queremos que o pai, o irmão, o vizinho possam ler junto”, comenta Silvério.

O secretário explica que os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental não receberão os exemplares porque ainda não estão alfabetizados. Para os alunos do 2º e 3º ano, os títulos devem conter mais desenhos e cores, para estimular a leitura. Já os mais velhos receberão obras com textos maiores.

Entre os benefícios esperados com a ação, o principal é a formação de cidadãos. “Quanto mais a pessoa lê, mais tem condições de interpretar o mundo que a cerca e de construir sua própria história”, garante o secretário.

Para que o trabalho seja completo, os educadores terão formação quinzenal sobre formas apropriadas de trabalhar a leitura em sala de aula. A primeira palestra foi ministrada ontem pelo escritor Ilan Brenman, vencedor de prêmio da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil) na categoria melhor livro para criança em 2011. O tema abordado foi a importância da literatura na formação dos alunos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;