Esportes Titulo Retorno
Após deixar Seleção, Felipão assume comando do Grêmio

Técnico tem a oportunidade de dar a volta
por cima na carreira após as sofridas derrotas

Por Do Diário do Grande ABC
30/07/2014 | 07:50
Compartilhar notícia
Ricardo Trida/DGABC


Pouco mais de duas semanas após o fim da Copa do Mundo, quando teve despedida melancólica da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari já tem novo emprego. Ele foi anunciado ontem como técnico do Grêmio, clube com o qual criou grande identidade na década de 1990, e chega para substituir Enderson Moreira, demitido no domingo.

Felipão entregou o cargo na Seleção depois de terminar a Copa na quarta posição, frustrando a grande expectativa de conquistar o hexacampeonato mundial. Sua permanência ficou insustentável depois de duas derrotas seguidas na competição, na semifinal diante da Alemanha (pelo histórico placar de 7 a 1) e na disputa do terceiro lugar com a Holanda (3 a 0).

Rapidamente substituído por Dunga, Felipão ficou recluso alguns dias após a Copa. A expectativa era de que demorasse para voltar a trabalhar, o que é comum para técnicos que deixam a Seleção. Mas ele não resistiu ao convite do presidente do Grêmio, Fábio Koff, com quem tem relação de amizade. Assim, assume o clube gaúcho pela terceira vez na carreira.

A primeira passagem de Felipão pelo Grêmio aconteceu em 1987, ainda no início de sua carreira como treinador. Foi campeão gaúcho naquele ano. Depois, retornou em 1993, no embalo do título da Copa do Brasil conquistado no comando do Criciúma, dois anos antes. Aí, ele escreveu vitoriosa história com a camisa gremista, que durou quatro temporadas. 

Naquele período, Felipão conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho (1995 e 1996), um da Copa do Brasil (1994), um da Libertadores (1995), um do Brasileirão (1996) e um da Recopa (1996). E ainda foi vice-campeão no Mundial de Clubes em 1995, quando perdeu a decisão para o Ajax. Ao todo, o técnico comandou o Grêmio em 352 jogos e levantou 11 taças.

“Estou muito contente em retornar ao clube que sempre tive carinho. Quero realizar novamente um grande trabalho no Grêmio”, disse Felipão, em declaração divulgada por sua assessoria de imprensa, após acertar acordo com Fábio Koff em reunião na Capital paulista. Ele será apresentado hoje, quando já começa o trabalho.

Felipão adiantou que levará consigo o auxiliar Flávio Murtosa. O técnico Ivo Wortmann, que estava sem time desde 2010, também será seu auxiliar nesta nova passagem pelo Grêmio. 

O Grêmio faz campanha abaixo das expectativas no Brasileirão. Ocupa apenas a décima posição, com 19 pontos, nove atrás do líder Cruzeiro. A estreia de Felipão será no sábado, quando o time visita o Vitória no Barradão, em Salvador. (das Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;