Economia Titulo Procon Santo André
Mais cientes de seus direitos, consumidores aumentam demanda do Procon
Do Diário do Grande ABC
29/07/2014 | 08:25
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Celso Luiz/DGABC


 O Procon de Santo André realizou 5.574 atendimentos iniciais (primeiro contato) no primeiro semestre. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve acréscimo de 2,7%. Entre janeiro e junho de 2013, foram 5.423 registros. As informações são do Sindec (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor), no Ministério da Justiça.
Considerando todos os registros, mesmo que reincidentes para a mesma pessoa, que podem ter se transformado em reclamações concretas, foram 5.704 atendimentos, informou o Procon de Santo André, vinculado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos. Nesta comparação, houve redução de 17,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram anotados 6.928 auxílios.
Os serviços essenciais relativos às telefonias fixa (872) e celular (534), principalmente, por cobranças indevidas ou abusivas, foram os destaques, com maiores números de atendimentos.
O Procon apontou ainda, no balanço de janeiro a junho deste ano, queixas em outras áreas, como assuntos financeiros, com os cartões de crédito na liderança, com 517 reclamações por cobrança indevida. No setor de produtos, o destaque ficou para microcomputador e informática, com 244 atendimentos, essencialmente por problemas quanto à garantia, no caso abrangência e cobertura.
Também aparece na lista de maior número de reclamações o segmento de habitação, com 142 atendimentos contra construtoras e incorporadoras. As dúvidas de cobrança foram os principais motivos.

PRIVADOS
Os serviços privados, casos de seguros, contribuíram para 106 queixas formalizadas in loco no Procon, principalmente por motivos de contrato, rescisão e alteração unilateral de cláusulas.
Os planos de saúde regulamentados também entraram na lista, com 98 atendimentos. Principalmente sobre dúvidas de cobertura ou não cobertura de exames e consultas, além da abrangência geográfica.
Em junho, foram feitos 827 atendimentos (referentes a 14,5% do total de atendimentos do respectivo ano). No mesmo mês de 2013 foram feitos 1054 atendimentos (referente a 15,2% do total de atendimentos do respectivo ano), o que configurou queda de 21,5% na relação anual.




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