Internacional Titulo
Japão: aprovação ao ministros de Abe cai para 48%
Por
27/07/2014 | 22:31
Compartilhar notícia


A aprovação doméstica ao gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, caiu para 48% à medida que cresce um sentimento de ceticismo sobre o papel militar do Japão e a política de energia nuclear, de acordo com a mais recente pesquisa de opinião do Nikkei.

O levantamento divulgado neste domingo mostra um recuo de cinco pontos porcentuais da aprovação do gabinete ministerial em relação à pesquisa de junho. É também a primeira vez que o índice cai para menos de 50% desde que Abe assumiu o poder, em dezembro de 2012.

Na mesma comparação, o índice de desaprovação aos ministros subiu dois pontos porcentuais, para 38%, um novo recorde para o atual governo. A queda na popularidade foi particularmente proeminente entre os eleitores mais jovens, com o apoio caindo dez pontos porcentuais entre os entrevistados que têm de 20 a 39 anos e nove pontos porcentuais entre os que se localizam na faixa dos 40 anos.

Quase 60% dos entrevistados na faixa dos 20 aos 30 anos disseram que não aprovam a tentativa de Abe de remilitarizar o país, sob o argumento de defesa de interesse de aliados sob ataque.

A respeito da provável retomada do uso de energia nuclear, por meio da reabertura da central nuclear de Sendai daqui a três meses, apenas 35% dos entrevistados apoiam o projeto governamental, contra 52% que têm objeção.

Na frente econômica, 44% dos entrevistados apoiam as políticas de Abe e 37% desaprovam. A oposição ao aumento do imposto de consumo, prevista para o segundo semestre de 2015, continua forte, com 59% contra e 36% a favor.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações telefônicas para 1.502 famílias com eleitores entre os dias 25 e 27 de julho. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;