D+ Titulo Internet
Juventude Conectada

O YouPIX Festival reuniu, no Ibirapuera, jovens
de todo o País para falar sobre internet e tecnologia

Caroline Ropero
Do Diário do Grande ABC
27/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Caroline Ropero


A internet é forte ferramenta de propaganda política e pode enganar muitos eleitores, principalmente os que acreditam em tudo o que leem. Por isso, o YouPIX Festival, que rolou no Ibirapuera na semana passada, fez um painel sobre a influência da web na opinião dos brasileiros.

Para Jeferson Monteiro, criador do personagem Dilma Bolada (que saiu do Facebook na quarta-feira por causa do período eleitoral), viveremos a eleição das mídias sociais. “A internet fomenta o debate e as pessoas se informam mais. Mas ainda é um território difícil de monitorar. Alguns acreditam em tudo.”

Gilmar Lopes, criador do www.e-farsas.com, site que revela notícias mentirosas, diz que o boato político tende a aumentar. “O candidato vê uma mentira sobre o adversário e a espalha.” Sem saber, usuários compartilham e colaboram com a propagação da farsa. Para não cair nessa, tem de procurar confirmar a veracidade da informação antes.

Além disso, o leitor nem sempre percebe a ironia nas matérias de humor. Cid, da página www.naosalvo.com.br, é especialista em criar pegadinhas na web e conta que até sites populares repassam seus textos. É mais um motivo para ficar atento. “Acham que se está no portal de notícias é verdade absoluta. Portais grandes erram o tempo todo.”

Há também políticos que pagam pessoas para fazer propaganda de determinado partido ou candidato na internet. “Se descobrir que é picaretagem, avise o outro, divulgue”, diz o colunista político Alê Youssef.

ENGAJADOS - Pesquisa realizada pelo Movimento Comunicação, agência especializada em Marketing Político, mostrou que 74% dos jovens usam as redes sociais como principal fonte de informação. “Quem fala de política tem de saber da influência que exerce sobre outras pessoas”, lembra Manoela Lopes, 15 anos. A boa notícia é que tem muito jovem preparado. “Sabemos que vai rolar muita mentira”, diz Pedro Nogueira, 18 anos.

Segundo Pedro Rogedo, data scientist que apresentou a pesquisa, 40% acreditam que o voto pode mudar o País, mas 67% não conseguem ver a diferença ideológica entre os partidos. “Tem de saber escutar e estudar sobre política. Esse esforço é importante”, lembra a cientista social Beatriz Pedreira.

 

Games, novos amigos e tietagem

Fãs de games e tecnologia encontraram muita diversão no YouPIX. Deu para relembrar a infância jogando Super Nintendo, perder calorias com games de dança e testar o Oculus Rift, de realidade virtual.

O evento também serviu de incentivo a novas amizades. “Reúne a galera que curte as mesmas coisas, ajuda nessa questão social”, afirma Débora Ribeiro, 17 anos, de Mauá, que estava acompanhada dos amigos Luciano Bernardi, 18, e Flávio Pereira, 19.

Tem também quem desejava tietar. “Queremos ver a Kéfera (do canal 5incominutos)”, assumem Lilian Schmiet, 17, e Daniel Barbieri, 15, de Sampa. Foi o colega Gabriel da Silva, 17, que sugeriu o passeio. “Está com melhores atrações do que o ano anterior.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;