Palavra do Leitor Titulo
Litíase renal
Do Diário do Grande ABC
24/07/2014 | 09:03
Compartilhar notícia


É pela urina que o ser humano expele grandes quantidades de sais e minerais. Em algumas condições a urina fica saturada desses cristais e a consequência disso é a litíase renal.

A litíase renal é considerada um problema comum e significa a presença de cálculos, popularmente conhecidos como pedras, dentro da via urinária. 

Pode aparecer nos rins, no ureter e também na bexiga, mas geralmente eles são formados nos rins. Atinge cerca de 12% dos homens e 5% das mulheres e o pico de incidência é entre 20 e 40 anos.

Suas principais causas estão relacionadas a baixa ingestão de água, que provoca pouco volume urinário e consequentemente maior concentração de substâncias na urina, como cálcio e ácido úrico, que são os principais formadores de cálculos. 

Uma dieta pobre em sódio, rica em proteínas animais e de baixa ingestão hídrica está entre os principais fatores causadores das pedras nos rins. Alguns outros como histórico familiar, medicamentos (como os antivirais), antecedente de cirurgia bariátrica e de infecções urinárias provocadas por tipos específicos de bactérias também podem ser responsáveis pela litíase.

A prevenção se faz corrigindo todos os fatores citados acima, portanto alimentação balanceada e a ingestão de boa quantidade de água são as principais maneiras de se prevenir a doença. Além disso, para os pacientes que possuem forte histórico familiar, é indicado o acompanhamento periódico com urologista.

Os principais sintomas da litíase renal são dor na região ventral e urina com sangue. No caso de cálculos na bexiga, o paciente pode apresentar dor no baixo ventre e retenção urinária. É importante observar que a cólica renal é muito forte e acontece quando o cálculo está obstruindo a saída da urina, provocando dilatação do rim. Esse tipo de ocorrência é muito comum nos pronto atendimentos, pois em casos mais graves, os remédios via oral não são capazes de aliviar a dor.

Para se fazer o diagnóstico da litíase renal, são necessários exames de imagem como raio X, ultrassonografia e, às vezes, tomografia e de urina.

O tratamento depende de cada paciente. No caso da dor aguda, é feito com analgésicos, geralmente por via endovenosa, pois têm ação mais rápida. Além disso, deve-se avaliar a necessidade de desobstruir a via excretora. Neste caso o urologista conta com vários procedimentos cirúrgicos, como a litotripsia endoscópica que é feita por visualização com câmera e com equipamentos que podem quebrar os cálculos em partes menores para serem retirados mais facilmente com catéteres.

Av. dos Estados

Acorda, prefeito. Acordem, vereadores. Dirijam-se até a Avenida dos Estados, próximo ao Carrefour São Caetano, antes do portão 9 da General Motors, e vejam o perigo que os munícipes estão correndo diariamente. Há um grande defeito no asfalto. O negócio é feio mesmo. Aliás, boa parte da Avenida dos Estados está com o asfalto todo defeituoso. É caso para manutenção corretiva urgente. Não me venham falar em abrir licitações, pois não dá tempo. Vou aguardar resposta e ação rápida.

Luiz Posterari

Mauá

MTST

Por que o MTST, que protesta até por tarifa de celular, não foi protestar em frente ao hospital que deixou um trabalhador morrer, sem assistência e rolando na calçada? São todos paus-mandados e que fazem o que a ordem, que vem de cima, decidir. Por que não vão protestar em frente à Santa Casa de São Paulo e de tantas outras, que estão fechando por conta do descaso de todos os níveis de governo?

Sebastião Oliveira

Santo André

Drenar

O propósito do projeto Drenar é bom. Porém, a empreiteira que está executando deixa muito a desejar, pois fez do Rudge Ramos um queijo suíço. Principalmente na cobertura asfáltica, os remendos nas ruas que eles fazem depois do serviço concluído é péssimo, sem exceção, com buracos, ondulações, aclives e declives. Um serviço muito ruim também na sinalização de solo, por exemplo na Avenida Senador Vergueiro, junto à Rua San Martin, que até hoje não foi restaurada. A Secretaria de Obras de São Bernardo ou o prefeito deveria verificar esses serviços e cobrar da empresa coisa melhor. Além disso, a empreiteira bate cabeça no processo de execução. Na Rua Cachoeira, na Vila Vivaldi, abriram buraco e depois fecharam. Passou um tempo, não sei o que aconteceu, mas reabriram o buraco e tornaram a tapá-lo. Em outros lugares foi exatamente a mesma coisa. 

Mário A. Massura

São Bernardo

Futebol

O futebol no Brasil para mim acabou. Já estamos há algum tempo torcendo mais para o vôlei, judô e assistindo mais a saltos-ornamentais do que ao futebol de ‘pernas de pau’. Pagar R$ 180 para ver times do Brasileirão é piada. Não, é um assalto. A volta do Dunga e do Gilmar Rinaldi à Seleção é um retrocesso imenso. Das pessoas que foram entrevistadas, 85% são contrárias a eles. Ou seja, quase nove em cada dez. O estranho é que mesmo assim a dupla voltou. 

José Eduardo Zago

Mauá

Advogada

Sugiro à advogada Eloísa Samy e aos 22 manifestantes que tiveram o pedido de asilo político negado pelo Uruguai, cujo presidente socialista foi incapaz de compreender o sofrimentos destes perseguidos políticos aqui no Brasil, que peçam asilo a Cuba ou então à Venezuela ou mesmo ao Equador, quem sabe à Bolívia. Garanto que os mandatários destes gloriosos paraísos democráticos levarão em conta com grande carinho esse pedido humanitário. Tadinhos! Mas como esses manifestantes não têm mais o que fazer, sugiro também que lhes dê um bom trabalho forçado para descarregar toda essa energia que não têm onde gastar, a não ser fazendo baderna e maquinando a próxima traquinagem, geralmente inconsequente, mas que já levou à morte um cinegrafista da Band.

Eliana França Leme

Capital




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;