Política Titulo Sem problema
‘Apoio a Vanessa foi tratado com Pinheiro’

Vereador de S.Caetano, Xavier nega turbulência por aliança com deputada em vez de Castropil

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
24/07/2014 | 07:46
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


Fechado com o projeto de reeleição da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), o vereador de São Caetano José Roberto Espíndola Xavier (PMDB) negou que a decisão cause conflito com a candidatura à Assembleia Legislativa do capitão licenciado da Polícia Militar Robinson Castropil (PMDB). A empreitada eleitoral do policial é afiançada pelo governo do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Xavier disse ter consultado Pinheiro antes de se posicionar para evitar desconforto. Ficou acertado que a bancada do PMDB na Câmara dividiria os apoios entre o “candidato da máquina” e Vanessa, que coordena a sigla na região. O vereador Roberto do Proerd, que chegou a ser assediado pela deputada, se alinhou ao pleito de Castropil.

“Sou amigo do Paulo Pinheiro de longa data, somos médicos e políticos juntos. Não me sentiria à vontade se houvesse conflito. Há consenso. Depois que o Roberto fechou com o candidato do governo (Castropil), a aliança com a Vanessa alinhou nossa vontade”, externou o vereador.

O policial tem relação estreita com a gestão peemedebista. Produziu o programa de governo na área da Segurança. Toda a costura política para garantir legenda a deputado estadual foi articulada com aval de interlocutores do Palácio da Cerâmica. “Há espaço para os dois candidatos”, afirmou Xavier. Com população de quase 150 mil, 122.914 estão aptos a votar.

Apesar de Vanessa ter domicílio eleitoral em Mauá, o vereador não considera que ela seja candidata forasteira. “Ela tem trabalho regional, não é de fora, é do PMDB”. A dupla, inclusive, definiu como mote da campanha em São Caetano reforçar o antigo pleito para a cidade: acolher Delegacia da Mulher. “Sempre atuei na defesa da mulher e esse é pleito importante que foi encaminhado pelo doutor Xavier. Vamos batalhar por isso”, declarou a peemedebista.

Com a aliança, Vanessa conquistou o primeiro apoio de autoridade são-caetanense desde que estreou como deputada estadual, em 2007. “Sempre tivemos apoio de amigos em São Caetano, mas nunca de autoridade. Em 2010, tive em torno de 300 votos na cidade e espero expandir esse número”, considerou Vanessa.

Xavier se elegeu pela primeira vez em 2012 com 2.188 votos. Para ele, apenas a transferência de sufrágios não é o suficiente. “Temos de ter muito mais. A campanha para deputado estadual extrapola fronteiras de municípios. Com a Vanessa, São Caetano estará representada.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;