Setecidades Titulo Transporte
Na região, 705,3 mil unidades do Cartão BOM já foram emitidas

Número equivale a 26,7% de toda a população do Grande ABC

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
24/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Desde 2006, quando o governo do Estado lançou o Cartão BOM (Bilhete de Ônibus Metropolitano), 705,3 mil unidades do tíquete eletrônico foram emitidas nas sete cidades da região. A quantidade equivale a 26,7% da população do Grande ABC no ano passado, que, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), era de 2,6 milhões de habitantes. As informações são da Autopass, empresa responsável pelo gerenciamento do sistema.

No mês passado, 522,4 mil cartões estavam ativos, ou seja, foram utilizados em período de até 30 dias. A maior parte dos usuários está em São Bernardo (171,6 mil). Em seguida estão Santo André (109,4 mil), Diadema (112,9 mil), Mauá (50,8 mil), Ribeirão Pires (34 mil), São Caetano (33,3 mil) e Rio Grande da Serra (10,2 mil).

Em toda a Grande São Paulo, o número de cartões ativos teve alta de 51,7% em julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2012, passando de 2,4 milhões para 3,7 milhões de bilhetes. Os maiores aumentos foram registrados na categoria municipal, que, na região, funciona em São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Nas demais cidades, o tíquete pode ser utilizado apenas para deslocamentos intermunicipais.

Segundo o diretor presidente da Autopass, Rubens Fernandes Gil Filho, o crescimento foi acelerado a partir de dezembro de 2011, quando o cartão passou a ser aceito em estações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). “Nos últimos três anos, o aumento médio foi de 25% ao ano. Isso é reflexo da aceitação no sistema metroferroviário”, avalia.

Atualmente, o Grande ABC conta com 181 pontos para recarga do BOM, entre lojas próprias, terminais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e pontos de venda credenciados. Também é possível recarregar o cartão por meio do site www.cartaobom.net.

Gil Filho salienta que, desde o ano passado, é possível ativar o tíquete para funcionamento como cartão de débito pré-pago da operadora MasterCard. “Em toda a Grande São Paulo, já são 90 mil usuários desta categoria”, informa. O cadastro para o sistema tem de ser feito em uma das oito lojas da Região Metropolitana. A recarga também pode ser feita pela internet, no www.cartaobommais.com.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;