Turismo Titulo Mantiqueira
Festivais agitam Cunha

Celebrando a vida com música e comida saborosas, cidade tem simpatia de quem a visita

Andréa Ciaffone
do Diário do Grande ABC
24/07/2014 | 07:07
Compartilhar notícia


Entre Guaratinguetá e Paraty, a cerca de 230 quilômetros da capital paulista, Cunha é uma das 14 estâncias climáticas oficiais do Estado de São Paulo. Embora esteja na Serra do Mar, sua altitude de 950 metros e belos panoramas permitem que a cidade tenha dinâmica semelhante a das que ficam do outro lado do Vale do Paraíba, na Mantiqueira. Por isso, Cunha capricha na programação de inverno e, neste ano, apresenta três festivais: um musical e dois gastronômicos, feitos sob medida para os dias mais frios.
A 21ª Temporada de Inverno Acordes na Serra é evento de música com alma de inclusão. Cada fim de semana do mês de julho é dedicado a um ritmo. Depois de apresentar, nas primeiras semanas, shows de classic rock, MPB, samba e choro, de hoje a domingo (27) a programação trará blues e jazz para o palco montado na praça Cônego Siqueira, ao lado da igreja Matriz.
Chegando neste ano à sua 7ª edição, o Festival do Cordeiro Serrano se desenvolve nos restaurantes da região até final de agosto. Além dos visitantes se deliciarem com receitas feitas com cordeiro, o festival também tem o objetivo de divulgar o fato do município ser um dos principais produtores de ovinos do Estado.
Para completar o elenco, Cunha participará também da primeira edição do Festival Cachaça Gourmet & Café no Vale do Paraíba, criado em Minas Gerais há seis anos, Durante um mês, até dia 17, 30 restaurantes de sete cidades paulistas, além de produtores de aguardente e café do Sul de Minas e do Vale do Paraíba, disputarão os paladares do público e concorrerão ao prêmio de Melhor Prato e Melhor Coquetel, ambos à base de cachaça. No dia 30, os participantes vão se reunir em Cunha para grande festa de encerramento.
Além de agenda animada de eventos, a estância oferece atrações capazes de seduzir diferentes públicos o ano todo e uma rede de pousadas com diárias entre R$ 100 e R$ 700.
Conhecida por ser importante centro produtor de cerâmica, Cunha atrai muita gente interessada no material. Mas, para os mais ativos, as atrações são as cachoeiras do Desterro e do Pimenta, o Pico da Macela e as trilhas do Parque Estadual da Serra do Mar.
O núcleo de Cunha do parque oferece, gratuitamente, guias para pecorrer as trilhas mais desafiadoras. As turmas saem da sede do parque às 9h. Aos sábados, o destino é a Trilha Rio Bonito, com 7,7 quilômetros. Nos domingos, o passeio é na Trilha das Cachoeiras (14,4 quilômetros). Metade do percurso é feito de carro e a outra metade a pé.
O veículo também ajuda os que querem conquistar a Pedra da Macela. Dá para chegar bem perto por estrada asfaltada. No topo só enfrentando dois quilômetros de subida íngreme. Lá de cima é possível ver Paraty, a baía da Ilha Grande e parte de Angra dos Reis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;