Setecidades Titulo Segurança
Operação da Polícia Civil
de São Bernardo prende 60

Principal ocorrência é o tráfico; 54 quilos de
drogas são apreendidos durante ação de ontem

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
23/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 A Polícia Civil prendeu 60 pessoas e apreendeu 54 quilos de drogas, ontem, durante ação realizada nas cidades de São Bernardo e São Caetano. A força-tarefa, chamada de Operação ABC Limpo, foi realizada pela Delegacia Seccional de São Bernardo, responsável por 15 DPs nos dois municípios. A operação teve início na madrugada e seguiu até as 16h.

Foram emitidos 116 mandados de prisão, que começaram a ser cumpridos a partir das 6h. Ao todo, 49 pessoas detidas são maiores de 18 anos, sendo que 30 foram prisões por pedido judicial e 19 flagrantes. A ação também apreendeu 11 menores, sendo oito em flagrante e três por meio dos mandados.

Foram apreendidos ainda 120 veículos, quatro deles recuperados de roubos ou furtos, e uma pistola ponto 40, de uso exclusivo da PM (Polícia Militar). Nos 54 quilos de drogas encontrados, havia cocaína, maconha, ecstasy e crack.

O foco inicial da operação estava relacionado ao roubo de veículos, já que, de acordo com o delegado seccional de São Bernardo, Waldomiro Bueno, há em média 20 ocorrências do tipo por dia na área. Porém, a maioria das prisões foi por tráfico de drogas. “A modalidade se mostrou bastante preocupante na nossa região e esteve muito presente na operação”, disse Bueno.

Conforme explicou o delegado titular da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e coordenador operacional da seccional, Carlos Alberto da Cunha, durante a madrugada foram atacados diversos pontos de vendas de drogas. “Além de grande quantidade de cocaína pura, apreendemos os componentes utilizados para a pasta base do entorpecente. Isso representa grande prejuízo para os criminosos.”

Na parte da tarde, agentes da Polícia Civil, incluindo o Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos), realizaram patrulhamento preventivo na Vila São Pedro, que consistiu em abordagem de suspeitos. A equipe do Diário acompanhou a ação durante aproximadamente duas horas. No período, somente no bloqueio feito na Rua Amazonas, foram oito motos apreendidas.

“É uma região com problemas relacionados a furtos e roubos de carros e também tráfico de drogas. Por isso, procuramos sempre trabalhar na área”, destacou o delegado seccional.

De acordo com Bueno, a operação é realizada, em média, a cada 45 dias. Segundo informações da SSP (Secretaria da Segurança Pública), 131 policiais civis e 66 viaturas participaram da ação.

Ação encontra casa frequentada por traficantes ligados ao PCC

Por meio de denúncia anônima, policias do 5º DP (Pauliceia) de São Bernardo chegaram a imóvel onde era realizado tráfico de drogas. Na residência, localizada na Rua Carlos Pasquale, na Vila Alvinópolis, foi encontrada grande quantidade de drogas e referências ao PCC (Primeiro Comando da Capital).

Por volta das 6h de ontem, policiais que participavam da Operação ABC Limpo foram até a casa, que estava vazia, e encontraram 350 trouxas de maconha, 43 pedras de crack e 327 pinos de cocaína.

A fachada da casa tinha pichações referentes ao PCC. No asfalto da via, desenhos de palhaços, que, para a facção criminosa, identificam matadores de policiais, além da sigla PJL (Paz, Justiça e Liberdade), utilizada por presos.

Vizinhos se mostraram surpresos. Disseram que a casa está para alugar há meses e não perceberam movimento estranho no local.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;