Automóveis Titulo Comparativo
Questão de estilo

Com performance fraca, Chevrolet Sonic Effect
e Fiat Punto BlackMotion fazem um duelo estético

Lukas Kenji
Do Diário do Grande ABC
23/07/2014 | 07:00
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Claudinei Plaza/DGABC


Aletas, bancos com costura, aerofólios, saias laterais, faróis com máscara negra e para-choques parrudos. Estes são os critérios de avaliação de Chevrolet Sonic Effect e Fiat Punto BlackMotion. Questão de estilo. Ainda mais quando o conjunto mecânico não agrada em ambos.

Não que o motor dos hatches sejam fracotes. Aliás, são bem satisfatórios. Embora menor, o 1.6 do Sonic não fica devendo nada para o 1.8 do adversário. Desenvolve até 120 cv a 6.000 rpm – rotação um pouco elástica, é verdade. O torque máximo de 16,3 mkgf é entregue a 4.000 giros. Já o Punto escala 132 cv para trabalhar a 5.250 rpm, além de 18,9 mkgf a 4.500 giros. Dados com etanol no tanque.

Mas por que a reclamação sobre a mecânica se os motores estão tinindo? Você pode estar se perguntando. A resposta está no maestro do trem-de-força: o câmbio. Automático de seis marchas, o Sonic comporta-se como um sedã médio. Sua avó, inclusive, vai adorar o carro, de tão confortável.

No caso do Punto o problema é um pouquinho mais sério. O automatizado de cinco velocidades encrenca nas trocas de marchas. Mas aqui, a fúria do design exterior transpassa pelas portas e invade a cabine. Palmas para o capricho da Fiat! Do lado de dento, o acabamento é impecável para um hatch médio. Há mistura de bons materiais que dão toque de esportividade ao ambiente. 

Já a Chevrolet fica devendo bastante na série Effect. Os bancos são revestidos com couro sintético – única alteração estética. O modelo só passa de ano porque o formato do console e, principalmente, o painel de instrumentos, possuem design mais agressivos.

 

Do lado de fora, a briga fica mais intensa, mas a série BlackMotion mantém a frente. Melhor indo do que vindo. Na visão dos espectadores, o Punto tem belíssimas lanternas e para-choques. Já o Sonic Effect agrada quando visto de frente, mérito do casamento entre conjunto ótico e grade. As rodas pretas de aro 16 em ambos também merecem destaque.

 

O Punto arremata a parada no custo-benefício. Custa R$ 57.577 contabilizando o câmbio Dualogic (R$ 3.628). Por mais R$ 4.839, o cliente leva teto-solar e sistema de entretenimento com comandos de voz. A lista de opcionais da Fiat possui diversos outros equipamentos, enquanto o Sonic Effect vale R$ 59.890 e não oferece acessórios.

VEREDICTO

O Fiat Punto BlackMotion vence o desafio estético com folga devido ao comprometimento da marca com o capricho. A versão é composta por diversos apetrechos que realmente transmitem ares de esportivo ao hatch. Este também é mais barato que o adversário, são R$ 57.557 – já com câmbio Dualogic, opcional de praxe – contra R$ 59.890 do Chevrolet Sonic Effect. A própria alma esportiva é o que salva o hatch. Ambos os modelos, porém, ficam devendo conjunto mecânico acertado. Os bons motores são traídos por suas transmissões.




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